Sindicato convoca demitidos da Usiminas para reunião no Ministério do Trabalho

Na manhã dessa terça-feira (26), o Sindicato realizou uma assembleia de esclarecimento com os trabalhadores da empresa Usiminas, em Campo Limpo Paulista.

A conversa durou aproximadamente uma hora.   Além das explicações envolvendo as demissões em massa realizada pela empresa e a garantia dos direitos trabalhistas dos demitidos, o Sindicato fez uma convocação aos trabalhadores para marcarem presença no Ministério do Trabalho e Emprego na quarta-feira (27), à s 8h, em Jundiaí.

“à‰ de extrema importância que os companheiros da Usiminas estejam lá no Ministério do Trabalho, junto ao Sindicato, para que possamos debater de forma concisa todas as pautas. Como já disse, não queremos que a empresa encerre as atividades, mas se isso acontecer, os trabalhadores devem ter o seu bem-estar garantido”, declarou Luís Carlos de Oliveira (Lú), diretor do Sindicato.

ENTENDA O CASO

No dia  12 de maio, pouco mais de 100 trabalhadores da Usiminas foram demitidos depois de retornarem do almoço, sem receber nenhum comunicado da empresa. Junto ao Sindicato, os companheiros saíram em passeata pelas ruas de Campo Limpo Paulista no dia 14. Uma semana depois, no dia 21, o Sindicato e cerca de 60 trabalhadores fizeram um manifesto em frente ao prédio da Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 21, afim de pressionar a empresa que possui ações negociadas na Bovespa e rever o fechamento da sua filial em Campo Limpo Paulista.

Desde então, o Sindicato vem realizando  assembleias diárias com os trabalhadores a fim de passar as negociações que estão sendo feitas com os diretores da empresa.