Atos e paralisações marcam dia da Greve Geral em Jundiaí

Atos e paralisações marcaram o início da madrugada de hoje, 14 de junho, dia de Greve Geral contra os desmontes de direitos da proposta da Reforma da Previdência. Representantes do Movimento Sindical Unificado de Jundiaí e Região impediram a saída dos ônibus urbanos da Viação Jundiaiense e da Viação Leme. Até as 5 horas, apenas 30% da frota circulavam pela cidade. Somente às 6h é que todos os ônibus começaram a circular normalmente.

Também houve ato no Distrito Industrial, com fechamento parcial de vias de acesso e atos de conscientização aos trabalhadores que estavam chegando às fábricas.

As manifestações também ganharam as ruas do centro de Jundiaí, com concentração em frente ao prédio do INSS, onde representantes de movimentos sociais e sindicais falaram sobre a proposta do governo, que prejudica todos os trabalhadores.

“Estamos aqui lutando por uma reforma justa e transparente, sem privilégios para ninguém. Do jeito que estão propondo quem vai pagar a conta, mais uma vez, será o trabalhador. Por isso é preciso essa união, essa demonstração de luta contra esses abusos”, disse Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e também da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Também houve concentração em frente à agência do Banco Bradesco, no calçadão da Rua Barão de Jundiaí, onde representantes de vários setores – sindicatos, professores, funcionários públicos, aposentados, comerciários, bancários – também alertaram sobre vários pontos da reforma da previdência, como o fim da aposentadoria por tempo de contribuição e a extinção da Regra 85/95.

De lá, houve uma passeata até a praça da Catedral, onde ocorreu um ato de conscientização a toda a população e distribuição de material informativo.