Thyssenkrupp: Sindicato vai defender turnos revezados no TRT nesta terça-feira (6)

A intervenção sindical em defesa dos turnos revezados aos trabalhadores da Thyssenkrupp segue na esfera jurídica. Está marcada para amanhã (6), às 15h30, uma nova audiência de conciliação entre o Sindicato e representantes da multinacional alemã, com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. De forma unilateral, a Thyssenkrupp aplicou o regime de turnos fixos em 14 de setembro.

Leia:
Thyssenkrupp em estado de greve – (21/09)

Trabalhadores da Thyssenkrupp suspendem protestos até audiência no TRT, na sexta-feira (18) – (16/09)

Na audiência, que será realizada por videoconferência, os sindicalistas vão defender um novo regime de turnos alternados, que consiste em revezamentos semanais nos turnos da manhã e da tarde e revezamentos mensais no turno da noite. Além disso, aos trabalhadores que atuarem no sistema 3X3, 3X1 e 5X1, sugerido pela Thyssenkerupp, o Sindicato está propondo o adicional de 20% do salário nominal, com revezamento de turno no final de cada ciclo. Vale ressaltar que neste formato os trabalhadores vão atuar nos finais de semana e feriados.

A alternativa, apresentada pelo Sindicato em assembleia realizada em 21 de setembro, teve aprovação unânime dos trabalhadores da Thyssenkrupp.

Leia:
A luta continua: trabalhadores da Thyssenkrupp votam pela continuação dos protestos contra regime de turnos fixos – (15/09)

Trabalhadores daThyssenkrupp e Sindicato permanecem mobilizados contra a jornada fixa – (14/09)

Trabalhadores da Thyssenkrupp cruzam os braços em protesto à jornada fixa – (11/09)

Thyssenkrupp: Sindicato exige negociação coletiva para jornada de trabalho – (02/09)

“Vamos seguir em defesa da nossa proposta, que teve uma avaliação positiva entre os trabalhadores. Não podemos ficar  parados diante das imposições da empresa”, declarou Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato.

Trabalhadores e Sindicato
Em 21 de setembro, trabalhadores e Sindicato decretaram estado de greve, já que a audiência de conciliação realizada por videoconferência em 18 de setembro, entre Sindicato e Thyssenkrupp, com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, não gerou nenhum acordo. A proposta de turnos fixos, apresentada em 1º de setembro pela Thyssenkrupp, gerou insatisfação e fez com que os trabalhadores cruzassem os braços nas duas horas iniciais de cada turno, entre os dias 11 e 16 de setembro.