Thyssenkrupp em estado de greve

A mobilização dos trabalhadores da Thyssenkrupp contra o regime de turnos fixos, vigente desde 14 de setembro, segue um novo rumo. Na tarde desta segunda-feira (21), em assembleia realizada pelo Sindicato, foi decretado estado de greve na multinacional. A decisão veio após os sindicalistas informarem que a entidade sindical e a Thyssenkrupp não chegaram a um acordo na audiência de conciliação, realizada por videoconferência na última  sexta-feira (18), com o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A multinacional tem 72 horas para apresentar um posicionamento.

Durante a assembleia, o Sindicato expôs as alternativas que foram apresentadas na audiência. A principal proposta dos sindicalistas é a renovação do acordo de revezamento, modelo anterior aplicado pela empresa há 30 anos. Caso a empresa rejeite a proposta, o Sindicato está sugerindo um novo regime de turnos alternados, que consiste em revezamentos semanais nos turnos da manhã e da tarde e revezamentos mensais no turno da noite.

Aos trabalhadores que atuarem no sistema 3X3, 3X1 e 5X1, sugerido pela Thyssenkerupp, o Sindicato está propondo o adicional de 20% do salário nominal, com revezamento de turno no final de cada ciclo. Vale ressaltar que neste formato os trabalhadores vão atuar nos finais de semana e feriados.

As propostas do Sindicato tiveram apoio unânime dos companheiros presentes na assembleia.

“O posicionamento dos trabalhadores foi apresentado. Agora, a Thyssenkrupp vai fazer a parte dela. Pedimos que os trabalhadores permaneçam mobilizados, o Sindicato continuará à disposição de todos. Nós só vamos assinar um acordo se tivermos a aprovação dos trabalhadores”, declarou Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato.

Mobilização
Insatisfeitos com a proposta de turnos fixos, apresentada pela Thyssenkrupp em 1º de setembro, os trabalhadores cruzaram os braços nas duas horas iniciais de cada turno, entre os dias 11 e 16 de setembro. Os metalúrgicos deram trégua aos protestos até 18 de setembro, data da audiência de conciliação.