Livro de Sebastião Neto reforça a importância histórica da luta sindical

Foi com a exibição de um vídeo que Sebastião Neto começou o relato de seu livro “Investigação Operária: Empresários, Militares e Pelegos contra os trabalhadores”, na sede do Sindicato, na noite desta quarta-feira (30).  No depoimento, um militante conta sobre a difícil luta por direitos trabalhistas em meio à  opressão do regime militar. Esta é uma das muitas histórias documentadas pelo autor na tentativa de recuperar a memória do início da militância sindical no Brasil.

Para Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato, o livro é uma “obra de arte que revela a riqueza da luta sindical e serve de exemplo para que outras pessoas possam conhecer esse passado de conquistas”. O  evento, realizado no auditório da sede, contou com a presença de estudantes, sindicalistas e vários membros da diretoria.

Também presente na palestra, Jorge Luiz dos Santos, ex-metalúrgico e dirigente da CUT regional, comentou que a pesquisa de Neto é um estímulo para que as novas gerações de trabalhadores deem continuidade à  luta por direitos trabalhistas. “Se trata de um registro histórico de suma importância”, assegurou.

Neto autografou exemplares do livro e entregou à  diretoria do Sindicato o estudo produzido pelo Fórum de Trabalhadores por Verdade, Justiça e Reparação sobre o caso Volkswagem, no qual atuou na pesquisa para o relatório da Comissão da Verdade em 2015.