Instituto Lula lança o portal Memorial da Democracia

O Memorial da Democracia, um portal na internet que apresenta informações históricas sobre as lutas e as conquistas na área social e de direito do país, foi lançado no dia 1 º, na capital paulista, pelo Instituto Lula, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto foi concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, artistas e pesquisadores, e ainda está em construção.

Ao todo serão 11 módulos, do Brasil colà´nia ao século 21. Inicialmente, o site traz dois módulos sobre os períodos mais recentes da história do Brasil.

O primeiro, de 1964 a 1985, registrou a resistência dos brasileiros contra a ditadura militar, o terror do Estado e a retomada das lutas sociais. O segundo módulo, de 1985 a 2002, mostra a reconquista da democracia, a luta popular por direitos e a agenda social do país.

O presidente do instituto, Paulo Okamotto, disse, durante a cerimà´nia de lançamento, que é importante apresentar a história do país na visão dos trabalhadores.

Ele destacou que a democracia, cuja luta está retratada no memorial, significa liberdade, tolerância e também combate à  corrupção.

Já Lula explicou que, enquanto não há o espaço físico para construção do memorial, o instituto fez um memorial virtual, para que a sociedade possa, desde agora, acessar textos, fotos, charges, desenhos, cartazes, panfletos e documentos, fac-símiles de notícias da imprensa, exemplares virtuais de jornais, áudios com trechos de canções e discursos, segmentos de filmes e vídeos.

“A democracia não é uma coisa simples de compreender. A democracia não é uma coisa que está dada, ela precisa ser trabalhada. São valores que nós precisamos convencer as pessoas todo dia, porque, à s vezes, elas só se dão conta da importância da democracia quando perdem-a”, disse Lula.

 

Conheça o portal acessando www.memorialdademocracia.com.br
(com Agência Brasil)
(Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / Fotos Públicas)
Astra Website Security