AtlaFut goleia Sifco Gladiadores na final e leva a taça

Num campeonato com média de 9,7 gols por partida, 656 gols anotados e mais de 2 mil minutos de jogo (2.760) dos 68 disputados desde início de maio, o AtlaFut, de Várzea Paulista, mescla do Atlântico (futebol de campo) e AspFut (futsal) acabou confirmando a boa campanha e levou o título da edição 2016 do Campeonato de Futsal do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, no dia 1 º de outubro, na quadra do ginásio do Clube de Campo.

A decisão foi emocionante e o AtlaFut acabou goleando o ADC Sifco Gladiadores por 5 a 1 com gols de Diego Cardoso (2), Josevânio, Vetinho e Israel. Para o time da Sifco, Everton ”˜Baiano”™ descontou o prejuízo no placar. Além do título e das medalhas dos 70 anos do sindicato, o AtlaFut ainda teve premiado o melhor jogador da final, Josevânio Freitas. Como artilheiro da competição, Iago, do Foxcomm Fit, levou o troféu individual, após 24 gols marcados. O goleiro Ricardo Zanini, o popular Sujinho, da equipe ThyssenKrupp, foi escolhido o menos vazado pela organização, sob o comando de Rose Prado, diretora do Sindicato. Zanini também representou a Krupp com o troféu de equipe mais disciplinada.

Jogo

Apesar da tensão da final e da maior posse de bola da equipe do ADC Sifco, um erro defensivo custou o resultado para a equipe de Jundiaí. Aos 4 minutos, o jogador Aluísio dividiu uma bola, pediu falta, a arbitragem não assinalou e o lance prosseguiu para a chegada livre do ala Diego Cardoso finalizar para o gol. 1 a 0. Com a vantagem numérica, mesmo apertada, o Atla Fut passou a ameaçar a ADC Sifco com contra-ataques rápidos.

Já a Sifco passou a utilizar precocemente o goleiro Allison a todo momento, na tentativa de surpreender o Atla com chutes de fora da área. No primeiro tempo, no máximo que a Sifco conseguiu assustar, foi com um chute na trave do goleiro Caio, um dos melhores em quadra. Veio o segundo tempo e a medida que o jogo se prolongava, a Sifco passou a atuar em desespero e abriu espaços.

Foi num erro de bola que Diego novamente aproveitou a liberdade e chutou cruzado no canto esquerdo para ampliar. 2 a 0, aos 24 de jogo. O terceiro foi um golaço. Josevânio roubou uma bola, driblou dois e tocou na saída do arqueiro. 3 a 0, aos 26 minutos. A Sifco descontou, em jogada individual de ”˜Baiano”™, mas Vetinho observou o goleiro Allisson totalmente fora do gol, e marcou o quarto. E  Israel concretizou a goleada, 5 a 1, também marcando sem goleiro.  Três jogadores foram expulsos em quadra: Rà´mulo (Atla), Erivaldo e o goleiro Allisson (Sifco) .

Em meio à  festa,  Diego Cardoso resumiu a estratégia do Atla. “No primeiro erro deles aproveitamos e passamos a explorar os contra-ataques, nos fechando atrás. Deu certo pois no primeiro tempo seguramos a vantagem mínima e depois ampliamos no desespero deles, de sair muito com o goleiro”. E ainda revelou o segredo desse time: “Temos um entrosamento enorme. Jogamos juntos desde pequenos”.

O técnico da Sifco Gladiadores,  Eliseu Brum lamentou a derrota. “Quando sofremos um gol logo no começo, passamos a nos expor em busca do empate e aí acabamos levando a goleada. O  adversário é bastante qualificado, mérito deles”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Eliseu Silva Costa, o diretor Luís Carlos de Oliveira (Lu) e a diretora Rose Prado, além de outros integrantes da diretoria, agradeceram a participação das equipes e elogiaram o nível técnico da competição. “Nós últimos anos esse campeonato só tem evoluído e agora estamos planejando realizar ou o campeonato de futebol de campo ou de society em nossas dependências”, lembrou Rose.

O AtlaFut foi campeão com Caio; Vetinho, Diego Cardoso, Rà´mulo e Wesley ”˜Cabeça”™. Entraram ainda: Ederson, Bruno, Gabriel, Josevânio, Pedro , Pedro Henrique e José Henrique. O vice campeão ADC Sifco Gladiadores perdeu com: Allison (Patrick); Aluísio, Everton ”˜Baiano”™, Guilherme, Harold. Entraram em quadra: Alessandro, Diego, Douglas, Erivaldo, Jean e Júlio César. árbitros: Antonio Tadeu Pavanelli e Celso Henrique.