Sulzer: trabalhadores dão exemplo de resistência

Na manhã desta quarta-feira (8), sindicalistas realizaram o quinto ato ao lado dos trabalhadores da Sulzer, em Jundiaí, reivindicando um diálogo com a empresa em torno da pauta de  reivindicações apresentada em dezembro passado. Acertos de cargos e salários, qualidade de atendimento do refeitório e vale alimentação, estão entre os pontos que deverão ser analisados. A empresa se encontra em estado de greve desde 25 de abril.

Apesar de uma pequena parcela dos trabalhadores forçarem a entrada na empresa, causando um breve tumulto, a maioria esmagadora dos companheiros permaneceram do lado de fora da empresa para acompanhar a assembleia. “O que há de melhor na Sulzer está aqui do lado de fora, pensando na coletividade”, disse o diretor sindical Luís Carlos de Oliveira (Lú).

Em sua fala, o sindicalista ressaltou a importância da mobilização e parabenizou os trabalhadores pela grande demonstração de resistência. “A Sulzer é uma boa empresa, e ela só é boa por causa de cada um de vocês, trabalhadores. Aqui, temos trabalhadores qualificados que conhecem muito bem o que produzem. Por essa razão, precisam ser valorizados, afinal, se o nome da Sulzer é respeitado mundialmente, é por causa de cada um de vocês, trabalhadores e trabalhadoras”, declarou Lú.

O Sindicato pretende realizar uma nova assembleia, caso a empresa não abra diálogo. Na penúltima semana de abril, o Sindicato notificou a  empresa no Ministério Público do Trabalho.

Participaram ativamente do ato a vice-presidente do Sindicato, Rose Prado; os diretores sindicais, Wilson Ribeiro (Med) e José Carlos Cardoso (Mineiro); e os diretores de base, Daniel Silva, Andréa Barbosa, Francisco de Assis Pereira, Willian Reis, Emerson Machado (Macarrão), Leandro Carvalho, Admilson do Nascimento (Negão), Ricardo Zanini (Sujinho) e Ronaldo de Marchi.