Em seus 70 anos, Sindicato lança selo, carimbo, revista e aplicativo

Para “selar” sua trajetória de 70 anos de luta e “carimbar” seu futuro para o que ainda vem por aí, o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo lançou no dia 29 de setembro duas importantes peças de valor histórico: o  selo personalizado e o carimbo postal dos Correios.

A mesa de honra foi composta por Paulo Roberto de Moraes, presidente do Clube Filatélico de Jundiaí, César Tadeu Menezes Reis, gerente de região de vendas dos Correios, Marco Mota, representando a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional Trabalhadores Metalúrgico (CNTM), e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, Eliseu Silva Costa.

“Para nós, dos Correios, é uma grande honra poder realizar uma cerimà´nia que contribui para ressaltar ainda mais a importância deste Sindicato. Por meio do selo e do carimbo personalizados, levaremos a história desse Sindicato para o mundo todo”, enfatizou Menezes Reis.

Tanto o selo como carimbo possuem a imagem do prédio do Sindicato. Os selos serão utilizados nas correspondências particulares da entidade e também enviados a colecionadores. Já o carimbo será usado na agência postal da Vila Arens a partir de segunda-feira, dia 3, em todas as correspondências nacionais e internacionais postadas ali, durante 30 dias.

img_0964

Réplica do carimbo e quadro com selos estão em exposição no Museu do Metalúrgico

“Sabemos da importância desse Sindicato, mas agora, com esses objetos históricos, outras pessoas poderão conhecer essa história”, comentou o presidente do Clube Filatélico de Jundiaí, Paulo Roberto de Moraes.

Durante o evento, todos que estavam na mesa de honra foram convidados para fazer a obliteração, como assim é chamado o ato de carimbar. A carteira Dirce Araújo Maioli representou todos os funcionários dos Correios durante o ato. O presidente Eliseu foi o primeiro a obliterar, recebendo na sequência uma quadro com a folha de selos e uma réplica do carimbo, que já estão em exposição no Museu do Metalúrgicos.

“Poucos sindicatos no Brasil tem a história como principal divulgação, e essa diretoria tem feito isso com maestria”, avaliou Torres. Já Motta afirmou que conhece de perto a história deste Sindicato e sabe o quão séria e comprometida é sua atuação na luta dos direitos dos trabalhadores.

Além de toda diretoria do Sindicato, o evento contou com ex-diretores, aposentados, funcionários, representantes de outros sindicatos, do Clube Filatélico de Jundiaí e de várias agências dos Correios da cidade.

REVISTA COMEMORATIVA

A cerimà´nia lotou o auditório  da sede e foi seguida de um coquetel, que celebrou também o lançamento de uma revista comemorativa e de um aplicativo desenvolvido para smartphones e tablets.

A revista, que pode ser retirada no Sindicato, reúne os principais fatos que marcaram essas sete décadas, além de entrevistas com metalúrgicos que têm orgulho da profissão que escolheram e gratidão por tudo o que ela proporcionou a eles e suas famílias.

img_1109

Sr. Gilberto, filho do fundador Guilherme Peron, recebeu o primeiro exemplar da revista

Eliseu fez questão de entregar o primeiro exemplar a Gilberto Peron, filho de Guilherme Peron, fundador e primeiro presidente do Sindicato. “Tenho certeza que meu pai estaria muito orgulhoso em ver o que se transformou essa entidade. Ele era uma pessoa que lutava pela dignidade dos trabalhadores”, declarou Peron.

Para Eliseu, ações como essas – selo, carimbo, revista e aplicativo – ajudam a registrar historicamente a trajetória do Sindicato. “Esse é um momento histórico! Completar 70 anos com um selo e um carimbo é uma forma de mostrar essa história para o mundo, pois o metalúrgico tem que atravessar fronteiras. Se o Brasil tem essa riqueza é porque foi avalancada pelo trabalho do metalúrgico.”

Confira a galeria de fotos:

Invalid Displayed Gallery