Em tempo de pandemia, missa pela internet marca o 1º de maio do Sindicato

Nem a pandemia do Covid-19 impediu o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo de iniciar o 1º de Maio com a missa em louvor a São José, como faz há 32 anos. Transmitida ao vivo pela internet e sem a presença do público, a missa foi celebrada no Espaço M, pelo padre Leandro Megeto, pároco da Paróquia Nova Jerusalém.

No salão de eventos, foi montado o altar, onde ao fundo, um grande painel de led exibia a imagem de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Uma imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós também foi colocada na lateral do altar. “Que a Virgem Maria desate os nós desta distância social que estamos vivendo”, disse padre Leandro.

Em sua homilia, ele lembrou que ainda há muito trabalho escravo pelo mundo e que faltam políticas públicas para os trabalhadores e também para os empresários. “Tantos direitos conquistados ao longo do tempo  correm o risco de se perder. Não podemos admitir o lucro desenfreado e o bem estar de apenas alguns. As diferenças são humanas, mas a dignidade é de Deus. Em Deus não há patrão e empregado. Que o 1o de Maio seja a voz que clama a dignidade do homem perante a sociedade.”

A mudança de vida provocada pela pandemia do coronavírus também foi refletida durante a celebração, que foi realizada com a presença de uma equipe mínima de pessoas, respeitando todas as normas de segurança e prevenção recomendadas pela OMS.

A importância das atividades essenciais, bem como os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde também foram destacados. “Quantos serviços estão escondidos para que chegue a nós tudo o que precisamos! Que esse momento de crise e distanciamento das pessoas que amamos nos faça pensar na nossa história e no nosso modo de agir”, afirmou pe. Leandro.

E acrescentou: “Precisamos todos uns dos outros. Que sejamos menos egoístas e mais abertos. Que o Senhor nos toque, nos recrie e nos faça uma geração nova, uma sociedade renovada! Que priorizemos as relações de fraternidade, justiça, amor e solidariedade.”

Conectados
Centenas pessoas e famílias estiveram conectadas pelas redes sociais e pelo site para acompanhar a transmissão da missa. Em casa, altares foram improvisados.

Nos comentários da página do Facebook e do Youtube, pedidos por emprego para aqueles que perderam seus postos devida à pandemia, intenções pelos doentes, pelos jovens, pelos profissionais da saúde, pelo fim do coronavirus, entre tantos outros pedidos.

Após a benção final, houve a adoração ao Santíssimo Sacramento com a com benção aos trabalhadores, às carteiras de trabalhos, currículos e objetos.

O presidente do Sindicato lembrou que excepcionalmente este ano, em virtude da pandemia, não foram realizados os shows musicais, o ato, a reunião das famílias e amigos no Clube.”Foi somente a missa, mas só a missa com Deus é tudo! Que tenhamos esperança e possamos passar esse momento delicado, e ao término de tudo isso, que todos os trabalhadores possam continuar trabalhando com tranquilidade, e que novos postos sejam criados para quem está desempregado e deseja levar o sustento à sua casa”, afirmou Eliseu Silva Costa.

A animação foi do Ministério de Música Redenção e a transmissão foi realizada pela equipe da Pascom (Pastoral da Comunicação) da paróquia. Se você perdeu a missa, mas gostaria de assistir, a gravação está disponível no Youtube (pnjvideos) e na página do Facebook da paróquia (pnjjundiaí).

A data
Era o dia 1º de maio de 1955 quando o então Papa Pio XII instituiu a festa de São José Operário perante milhares de trabalhadores italianos reunidos na Praça São Pedro. O Dia do Trabalhador já era comemorado há mais de 60 anos em quase todo o mundo. A data remete ao dia 1o de maio de 1886, quando foi iniciada uma greve na cidade de Chicago, com o intuito de conquistar melhores condições de trabalho.