Deca Metais: Sindicato exige posicionamento sobre a pauta de reivindicações

Na madrugada desta quinta-feira (15), o Sindicato realizou um ato de conscientização com os trabalhadores da Deca Metais, em Jundiaí. Os sindicalistas reivindicam com urgência um posicionamento da empresa sobre a pauta de reivindicações em torno da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), apresentada aos companheiros em 6 de outubro, e encaminhada aos gestores da Deca Metais no dia seguinte. O Sindicato exige que a empresa abra um diálogo até 21 de outubro.

Apesar da empresa não se pronunciar sobre as reivindicações, os representantes dos trabalhadores avaliam que as intervenções sindicais já estão surtindo efeito. Dias após a ação sindical realizada em 6 de outubro, um pequeno grupo de trabalhadores tiveram acertos salariais.

“O Sindicato continuará atuando firme em torno das reivindicações. Alguns companheiros foram contemplados com acertos salariais, mas nós queremos o mesmo para todos. Se necessário, faremos assembleias todos os dias até que todos os companheiros sejam contemplados”, enfatizou o diretor sindical, Luís Carlos de Oliveira (Lú), ao lado do presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, e dos diretores de base, Willian Reis e Leandro Carvalho.

Na pauta de reivindicações, o Sindicato exige que a Deca Metais reponha as perdas salariais oriundas das datas bases de 2018 e 2019, acerte as faixas salariais em atraso, abra uma negociação em torno das cláusulas da CCT e que garanta aos trabalhadores recém contratados o piso salarial e benefícios previstos na CCT.

A vice-presidente do Sindicato, Rose Prado, também marcou presença na ação e pediu que os trabalhadores continuem mobilizados ao lado do Sindicato. “Tudo que conquistamos até aqui foi reflexo de muita mobilização e luta. O trabalhador precisa se valorizar, pois o patrão não vai valorizar o trabalhador. O Sindicato está aqui por vocês”, ressaltou Rose.