Já começou a entrega da declaração do Imposto de Renda 2017

Os contribuintes têm até o dia 28/04 para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017, referente ao ano de 2016, conforme cronograma divulgado pela Receita Federal.

Precisa declarar o IR quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28 mil em 2016 ou quem tenha bens com valor acima de R$ 300 mil.

No Sindicato dos Metalúrgicos, o atendimento está sendo realizado no 2º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Sócios do Sindicato e metalúrgicos aposentados têm desconto no valor do atendimento.

Vale lembrar que quem entrega a declaração no início do prazo também recebe mais cedo a restituição do IR, caso tenha direito a ela. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.

NA INTERNET

Para o conforto do contribuinte, no site da Receita também é possível baixar o carnê-leão (para profissionais liberais) e o programa de ganho de capital, que apura lucro e respectivo Imposto de Renda em casos de venda de bens e direitos de qualquer natureza, inclusive no recebimento de parcelas relativas a vendas a prazo, efetuada em anos anteriores, com tributação adiada. Também está disponível para download o Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2017

Confira lista de documentos necessários:

– Cópia da declaração do IR de 2016, impressa, arquivada na memória do computador, gravada em CD ou em pen drive

– Título de Eleitor para o contribuinte que for declarar pela primeira vez Informes de rendimentos recebidos das fontes pagadoras (no caso de assalariados)

– Cópias de recibos/notas fiscais fornecidos a pacientes/clientes (no caso de autônomos)

– Livro-caixa, no caso de autônomos

– Informe de rendimentos do INSS (no caso de quem recebe benefícios previdenciários) ou de entidades de previdência privada

– Informes de rendimentos financeiros fornecidos por bancos

– Informes de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada. É preciso nome e CNPJ da entidade

– Recibos/carnês de pagamento de despesas escolares dos dependentes ou do próprio contribuinte. É preciso nome e CNPJ dos estabelecimentos de ensino

– Recibos de aluguéis pagos/recebidos em 2016

– Nome e CPF dos beneficiários de despesas com saúde, como médicos, dentistas, psicólogos etc.

– Nome e CNPJ dos beneficiários de pagamentos a pessoas jurídicas, como hospitais, planos de saúde, clínicas de exames laboratoriais etc.

– Nome e CPF de beneficiários de doações/heranças e respectivo valor

– Nome e CPF dos dependentes maiores de 14 anos, completados até 31 de dezembro de 2016. Para os menores de 14 anos, não é preciso indicar o CPF

– Nome e CPF de ex-cônjuges e de filhos para comprovar o pagamento de pensão alimentícia

– Dados do empregado doméstico com os recolhimentos das contribuições ao INSS. É preciso nome, CPF e NIT do empregado e o valor total pago em 2016