Trabalhadores em Greve nas Três Montadoras de Detroit pela Primeira Vez na História do Sindicato

Cerca de 13.000 trabalhadores da indústria automobilística dos Estados Unidos pararam a produção e entraram em greve nesta sexta-feira, 15 de setembro, após os líderes sindicais não conseguirem conciliar as demandas do sindicato nas negociações de contrato com o que as três montadoras de Detroit estão dispostas a pagar.

Membros do sindicato United Auto Workers (UAW) iniciaram piquetes em uma fábrica da General Motors em Wentzville, Missouri; em uma fábrica da Ford em Wayne, Michigan, perto de Detroit; e em uma planta da Stellantis Jeep em Toledo, Ohio.

Esta é a primeira vez na história de 88 anos do sindicato que ele entra em greve contra as três empresas simultaneamente, uma vez que os contratos de quatro anos expiraram às 23h59 de quinta-feira.

A greve terá um grande impacto na indústria automobilística norte-americana, especialmente em um momento em que os Estados Unidos estão passando por uma transição histórica da fabricação de veículos de combustão interna para veículos elétricos.

A greve é diferente das negociações anteriores da UAW, uma vez que o sindicato não está focando apenas uma empresa, mas todas as três. O novo presidente do UAW, Shawn Fain, lidera a greve em busca de aumentos salariais de 36% ao longo de quatro anos, enquanto a General Motors e a Ford oferecem 20% e a Stellantis oferece 17,5%.
Os trabalhadores em greve reivindicam salários mais altos, a volta das pensões e aumentos de custo de vida. Segundo eles, as montadoras podem arcar com essas demandas, já que estão lucrando bilhões.

Os sindicatos também estão buscando a restauração dos aumentos salariais relacionados ao custo de vida, o fim de diferentes níveis de salários para trabalhos de fábrica e outras demandas, como uma semana de trabalho de 32 horas com pagamento de 40 horas e a restauração das pensões tradicionais.

Esta greve é vista como um teste para as relações trabalhistas nos Estados Unidos e para o futuro da indústria automobilística do país, que está passando por uma transformação significativa em direção aos veículos elétricos.

No momento em que a inflação está em alta, os resultados dessa greve terão um impacto substancial na economia dos Estados Unidos e nas próximas eleições presidenciais. Enquanto os trabalhadores buscam uma fatia maior dos lucros das montadoras, as empresas argumentam que os altos custos trabalhistas poderiam resultar em aumentos nos preços dos veículos. A negociação continua, mas o destino da greve e suas implicações para o setor automobilístico e a política dos EUA ainda são incertos.

FOTO:uaw.org