Trabalhadores da Thyssenkrupp aprovam gratificação pela fixação de turnos

Na última sexta-feira (9), em assembleia online, os companheiros da Thyssenkrupp aprovaram um acordo que prevê gratificação pela fixação de turnos, garantia de escolha de horário e pagamento de prêmio mensal para os trabalhadores dos turnos fixos e ininterruptos.

A aprovação veio após a publicação do julgamento do TRT 15 rejeitando o modelo de turnos revezados e o pagamento de adicionais para os companheiros que trabalham aos finais de semana.

O texto aprovado tem como base uma proposta de bonificação elaborada pela Thyssenkrupp e apresentada em assembleia realizada em 9 de fevereiro. Naquela ocasião, os trabalhadores rejeitaram a proposta.

À época, Sindicato propôs um regime de turnos alternados com revezamentos semanais nos turnos da manhã e da tarde e revezamentos mensais no turno da noite. Além disso, os sindicalistas defenderam um adicional de 20% do salário nominal aos trabalhadores que atuam no sistema 3X3, 3X1 e 5X1. O modelo teve apoio unânime dos trabalhadores. Mesmo assim, tanto a Thyssenkrupp quanto o TRT 15 rejeitaram a alternativa.

Com o esgotamento das negociações na esfera jurídica, o Sindicato reivindicou que a proposta de bonificação apresentada em fevereiro fosse mais compensatória aos companheiros. A entidade participou de uma série de reuniões na Thyssenkrupp, em que a empresa apresentou a proposta final negociada.

“É importante ressaltar que além de nos posicionarmos contra o regime de turnos fixos, apresentamos uma alternativa totalmente alinhada com os interesses dos trabalhadores. Por essa razão, tivemos apoio unânime. Infelizmente, por conta dos avanços da reforma trabalhista, os interesses dos trabalhadores ficaram em segundo plano, afinal, a nova legislação prioriza o ponto de vista dos patrões” declarou Wilson Ribeiro (Med), diretor do Sindicato.

Veja o resultado da assembleia [CLIQUE AQUI]