Luta na Omron: trabalhadores buscam PLR e melhorias nos direitos e nas condições de trabalho

Apoiados pelo Sindicato, os trabalhadores da Omron foram exemplares nas paralisações realizadas entre os dias 2 e 4 de maio. Os companheiros e as companheiras seguem pressionando a empresa e o Sindicato já protocolou um novo acordo de PLR para 2022/2023 e continuam na busca pelo diálogo.

Durante as mobilizações, os sindicalistas também reivindicaram avanços na efetivação de temporários e detalhamento de pagamentos. “Estamos reivindicando por tudo aquilo que a empresa se prontificou em atender. Já houve um certo avanço por conta da nossa pressão, mas ainda não é o suficiente. A luta vai continuar até atingirmos o nosso objetivo”, disse o vice-presidente do Sindicato, José Carlos (Mineiro).

Desde dezembro de 2020, Sindicato e trabalhadores realizam mobilizações por direitos e melhorias nas condições de trabalho. Entre as principais conquistas estão o reajuste no vale alimentação – que estava congelado há anos -, queda de 50% no valor do transporte fretado, melhoria na qualidade da alimentação, volta do café da manhã, adoção da ginástica laboral e redução da jornada de trabalho aos sábados.

Além de tudo isso, a CIPA, tão essencial para a saúde e segurança dos trabalhadores, foi implantada com supervisão do CEREST.

Luta salarial
Na Omron, o Sindicato também garantiu o aumento salarial de 11,08% do dissídio coletivo conquistado na última Campanha Salarial, já que o Grupo Patronal 10, o qual se enquadra a Omron, não fechou negociação.

“Muitos trabalhadores não sabem, mas o Sindicato é a entidade responsável por garantir ganhos econômicos aos trabalhadores e não a suposta bondade dos patrões. Na Omron, garantimos o aumento salarial com abono incorporado e estamos na luta pela PLR”, explicou Mineiro.

Assédio moral e práticas anti sindicais
Muitos trabalhadores estão sendo coagidos e sofrendo assédio moral dentro da empresa por terem participado das mobilizações.

Durante os dias de paralisação, a Omron impediu que diversos trabalhadores participassem do ato, pois o transporte fretado foi direcionado para dentro da empresa. Um claro ato de intimidação e prática anti sindical.

Todo trabalhador tem direito de exercer atividades sindicais e o Sindicato não irá se intimidar com tal atitude da empresa.

“Nós lamentamos a conduta da Omron diante das reivindicações dos trabalhadores. Mas disposição para lutar nós temos. É importante que a companheirada esteja conosco para que possamos progredir no que já conquistamos. O nosso Sindicato fará 76 anos de atuação, ou seja, temos muita experiência para seguir firme na luta”, ressaltou o vice-presidente.