Sindicato no Agosto Lilás: campanha de enfrentamento da violência contra a mulher

O mês de agosto é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Agosto Lilás. Essa iniciativa foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006 no Brasil. A data foi escolhida para lembrar a importância da luta contra a violência doméstica e o papel fundamental da mulher na sociedade.

A Lei Maria da Penha representa um marco na história da legislação brasileira, sendo um instrumento crucial para o enfrentamento e combate à violência contra a mulher. A lei foi criada em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher brasileira que, após sofrer duas tentativas de homicídio por parte de seu ex-marido, se tornou símbolo da resistência e luta por justiça.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos trabalha para sensibilizar a sociedade sobre a importância de se erradicar a violência de gênero em todas as suas formas, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais ou morais.

A violência contra a mulher é um problema grave e recorrente em todo o mundo, e no Brasil não é diferente.

Durante o mês de agosto, diversas atividades e eventos são realizados para conscientizar e informar a população sobre a temática. Palestras, debates, campanhas de mídia, workshops e ações nas redes sociais têm o propósito de destacar os direitos das mulheres, os sinais de violência e como buscar ajuda.

Além disso, a campanha Agosto Lilás também visa estimular a denúncia de casos de violência doméstica, encorajando as vítimas a buscarem ajuda e denunciarem seus agressores.

É fundamental que a sociedade como um todo se envolva nessa causa, apoiando as mulheres que passam por situações de violência e atuando na prevenção desses atos. E nós, do Sindicato dos Metalúrgicos, estamos juntos nessa luta.

Departamento da Mulher