Sindicalistas participam de encontro dos trabalhadores da Thyssenkrupp

Na última sexta-feira (16), diretores do Sindicato participaram da reunião da Rede Nacional dos Trabalhadores na Thyssenkrupp. A conferência foi realizada via internet e contou com a participação de lideranças sindicais de outros estados que têm unidades da multinacional em sua base.

O objetivo central da Rede é solidificar a organização e a atuação dos sindicatos no local de trabalho, junto aos trabalhadores.  Com base no debate sindical, os representantes elaboram um plano de ação de acordo com a realidade de cada unidade.

Representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, os diretores, Wilson Ribeiro (Med), Wellington José Matias de Oliveira (Ceará), Ricardo Zanini (Sujinho) e Roberto de Souza (Coxinha), abordaram sobre as particularidades da unidade de Campo Limpo Paulista da Thyssenkrupp, bem como a atuação do Sindicato na empresa. As principais reivindicações dos trabalhadores da multinacional também foram debatidas no encontro.

“Nos últimos anos aconteceram diversos enfrentamentos, principalmente neste período de pandemia. Na Thyssenkrupp de Campo Limpo Paulista nós tivemos redução e suspensão de jornada de trabalho, demissões, fixação de turnos, entre outras situações desfavoráveis aos trabalhadores. Em todas as ocasiões houveram diálogo, enfrentamento e luta coletiva sindical. Nesta atividade com outros representantes, percebemos que muitas situações de outras unidades se assemelham com a nossa. Sendo assim, precisamos intensificar nossa comunicação para enfrentarmos todo e qualquer impasse. “, declarou Med.

Presente na esfera sindical há mais de 13 anos, a Rede Nacional dos Trabalhadores na Thyssenkrupp é formada por representantes das fábricas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A Rede também conta com representantes dos trabalhadores de manutenção da Thyssenkrupp, espalhados pelo território nacional. A última reunião presencial foi realizada em 2019, em Belo Horizonte-MG, como parte das atividades do tradicional Encontro Anual dos Trabalhadores da Thyssenkrupp. Por conta da pandemia, as edições de 2020 e 2021 não foram realizadas.

Em 16 de agosto, a Rede irá se reunir novamente por videoconferência.