Sessão do Cinearte em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada no sábado, dia 25, uma sessão especial do Cinearte, com o filme “As sufragistas”.

As Sufragistas é um filme franco-britânico de 2015, do género drama biográfico, realizado por Sarah Gavron e escrito por Abi Morgan. Foi protagonizado por Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep, Ben Whishaw, Brendan Gleeson e Anne-Marie Duff.

O filme mostra a luta das mulheres britânicas pelo direito ao voto. No início do século 20, após décadas de manifestações, as mulheres ainda não tinham o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide fazer manifestações, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

A diretora Rose Prado disse que a luta das mulheres por direitos é uma luta constante e que o exemplo que é mostrado no filme serve como estímulo para que as trabalhadoras metalúrgicas continuem a lutar por seus direitos.

A diretora Rose Prado (à direita): “Um filme inspirador”. FOTOS: Sindicatometal