Selo e carimbo comemorativo: a história do Sindicato percorre o Brasil

O mês de outubro ficará marcado na história do Sindicato dos Metalúrgicos. Os 70 anos da entidade estão, literalmente, selados e carimbados. O Brasil e o mundo já estão por dentro disso. O selo e o carimbo comemorativo da entidade, lançado no dia 29/9 em parceria com os Correios, já estão em todos os cantos. Desde o início da circulação, 3/10, até o dia 21/10,  foram carimbados cerca de 3500 objetos com o carimbo comemorativo.

dsc_6703

Para o presidente do Clube Filatélico Jundiaiense, Paulo Roberto de Moraes, a entidade possui grande importância histórica em nossa região

Filatelia

O estudo e o colecionismo de selos postais e carimbos faz a cabeça de muita gente. Com uma arte inspirada nas linhas da Sede da entidade, o selo e o carimbo comemorativo também farão parte de coleções postais. Para a agente dos Correios na área de filatelia, Margarida de Castro, os artigos retratam um momento histórico que contempla a cultura. “à‰ uma forma de divulgar uma história, isso faz com que a população entenda a importância da entidade por meio de um simples selo”, disse.

correios

Matéria publicada no boletim interno dos Correios no dia 10/10/2016

Para a criação de um selo e um carimbo comemorativo, é necessário realizar estudos sobre o tema a ser celebrado. Para o presidente do Clube Filatélico Jundiaiense, Paulo Roberto de Moraes, a história do Sindicato dos Metalúrgicos possui uma grande importância nas esferas trabalhista e cultural da nossa região. “A Federação Brasileira de Filatelia contempla tudo aquilo que tenha valor histórico para um determinado município, e nós tratamos de fazer pesquisas para apresentar em um conselho de filatelia. Sabemos que o Sindicato dos Metalúrgicos possui uma história muito rica e importante que merece ser registrada”, explicou Moraes.

Após o dia 31/10, os selos continuarão sendo utilizados nas correspondências particulares da entidade. Já o carimbo seguirá um rumo um pouco diferente, a peça original será levada para Brasília e ficará exposta no Museu Nacional dos Correios. As réplicas das peças filatélicas já estão expostas no Museu do Metalúrgico.