Projeto que congela gastos públicos é aprovado no Senado

O plenário do Senado aprovou no início da madrugada desta quarta-feira (30), em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à  Constituição (PEC) 55, que prevê o congelamento dos gastos públicos por até 20 anos. A proposta foi aprovada por 61 votos favoráveis e 14 contrários. Os senadores analisam agora emendas que foram apresentadas ao texto.

resultado

O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e deverá passar ainda por votação em segundo turno no Senado.

O cronograma previsto estabelece que os senadores farão nos próximos dias as três sessões de discussão necessárias antes do segundo turno. A última votação está marcada para ocorrer no dia 13 de dezembro e, se a PEC for aprovada sem alterações, ela será promulgada no dia 15 de dezembro. Se forem aprovadas emendas, no entanto, o texto deverá retorna para a Câmara dos Deputados.

Do lado de fora

Durante a tarde de ontem (29), ativistas políticos e estudantes contrários à  PEC realizaram manifestos em frente ao congresso. A insatisfação do grupo foi grande, carros foram virados, vidros e orelhões foram quebrados. A Polícia Militar foi acionada e usou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes.

Ao longo da sessão, vários senadores da oposição pediram a Renan que liberasse o acesso à s galerias do Senado. Eles queriam que representantes de movimentos sociais pudessem acompanhar a votação.

No entanto, Renan manteve as galerias fechadas ao público, alegando que a presença dos manifestantes poderia provocar tumultos no plenário.