Palavra do Presidente – Viva o Dia Internacional da Mulher! Viva a Igualdade de Gênero!

Hoje, Dia Internacional da Mulher, não pode ser apenas uma data comemorativa, marcada por um triste fato histórico que ceifou a vida de mais de uma centena de mulheres em uma fábrica de Nova Iorque, no início do século XX.

Na verdade, se não entendermos a data como um momento de reflexão e de como garantir às mulheres a igualdade e o seu devido valor como ser humano pleno de direitos, o 8 de março continuará sendo apenas mais uma data relegada às minorias discriminadas. Afinal de contas, que minoria é essa que sempre garantiu, no mínimo, a existência e perpetuação da espécie?

Através da História, mulheres sempre foram tratadas como seres inferiores e relegadas a tarefas consideradas menores na estrutura social machista e patriarcal em que fomos criados. É fato que nas últimas décadas, o gênero feminino vem conquistando espaços cada vez maiores mas, ainda hoje, são as principais responsáveis pela manutenção da estrutura familiar, pela educação dos filhos, já são a maioria no mercado de trabalho mas recebem salários menores e sofrem todos os tipos de assédio e violência pelo único fato de serem mulheres.

Portanto, comemorar o dia 8 de março trata-se de reconhecermos esta realidade e lutarmos a cada dia pela igualdade de direitos em todos os sentidos, conscientes de que as diferenças de gênero não podem, de forma alguma, continuar definindo as estruturas e relações sociais. Viva o 8 de Março! Viva o Dia Internacional da Mulher! A Luta é de todos nós!

Eliseu Silva Costa
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo

Foto de abertura: Rovena Rosa/Agência Brasil