Palavra do Presidente: Dia Internacional da Mulher

Hoje celebramos mais um Dia Internacional da Mulher e, por incrível que pareça, muitos ainda se perguntam da necessidade de se ter uma data específica como esta. A data, além de existir em função das duras conquistas femininas, na realidade é a marca que nos faz refletir sobre a importância das mulheres na vida de todos nós, seres humanos.

A participação feminina junto ao Sindicato vem aumentando cada vez mais. Em nossa base metalúrgica elas já ocupam cerca de 25% dos cargos.

Nas últimas décadas, as mulheres avançaram no mercado de trabalho. E isso rendeu um notório fortalecimento da nossa categoria. A luta delas tem sido intensa, inspiradora e trouxe um horizonte mais amplo e progressista para a metalurgia.

Ainda há muito para ser feito. E nosso Sindicato está de portas abertas para cada companheira que busca avançar ainda mais na luta pelos direitos trabalhistas. É aqui, na nossa entidade, que a companheira metalúrgica estará amparada contra todo e qualquer desmando envolvendo o trabalho.

Graças ao histórico de lutas das mulheres, o cenário desigual vem mudando. Elas estão presentes em todos os lugares, inclusive nas empresas metalúrgicas. O nosso Sindicato é um reflexo do avanço feminino. Atualmente, contamos com sete diretoras sindicais, pessoas essenciais para o nosso movimento e para o nosso desenvolvimento enquanto entidade sindical.

Trabalhadoras e trabalhadores unidos. A luta continua!

Eliseu Silva Costa

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos