“Wild Style” abre Semana do Hip Hop no CineArte

Diversos atores da cena Hip Hop da cidade estiveram nesta quarta-feira (11) no CineArte do Sindicato dos Metalúrgicos participando da abertura da Semana do Hip Hop, ação organizada pela Secretaria de Cultura de Jundiaí. Na sessão foi exibido o filme Wild Style, de 1982, que mostra a efervescência da cultura de rua de Nova York nos 80, mais especificamente no bairro do Bronx. Uma incursão no hip hop através de lendas como Fab 5 Freddy, o rapper Grandmaster Flash, e o grupo Cold Crush Brothers. A crà´nica mostra também a ascensão do grafite, do break e do rap. O famoso grafiteiro Zoro (Lee Quinones) e sua amada Rose (Lady Pink), dois artistas de rua, grafitam trens durante a noite, falam sobre arte urbana e fazem uma enorme jam ao ar livre

Na abertura do evento foi exibido também um curto documentário feito pelo cineasta Flavio Terra, que registrou a ação de grafiteiros no Escadão, tradicional ponto da cidade.

Foi um momento de reflexão a respeito da cena hip hop da cidade. Para Eduardo Ramalho, o Festa, da Secretaria de Cultura, responsável pela organização do evento, o momento é de união do movimento negro e da arte engajada. “à‰ preciso aproveitar que agora temos no governo municipal pessoas que estão ligadas nas necessidades de quem faz arte de rua”. Ricardo Valério Polido, o Cadinho, lembrou que Jundiaí sempre esteve à  frente dos movimentos de arte de rua e o principais expoentes do rap e hip hop brasileiro já estiveram na cidade. “Jundiaí está envolvida no movimento desde o início”.