O 1° Festival Artístico de Pipas traz uma alegria colorida para o Clube de Campo

O 1° Festival Artístico de Pipas 2023 realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo no domingo, 23 de julho, reuniu a família metalúrgica e amantes das pipas da região.

Um evento único, alegre, descontraído e muito colorido. Apesar do vento não estar tão forte quanto os pipeiros gostariam, isso não tirou o brilho do Festival que juntou veteranos, novatos, adultos e crianças.

Como disse o diretor do Sindicato Emerson Luiz Machado (Macarrão), idealizador do evento, os juízes tiveram um trabalho enorme para decidir quem seriam os vencedores, pois os participantes trouxeram um material de muita qualidade.

Comissão julgadora avaliando as pipas. Trabalho difícil. Fotos: Sindicatometal

Grande presença de famílias e apaixonados pelas pipas

Wesley e o amigo Marcos (Marquito). Amor pelas pipas desde criança

Wesley Alves de Souza (Magrinho) trabalha na Foxconn e é sócio do Sindicato há nove anos. Gosta de pipas desde os cinco anos. E, aos 30 anos, continua gostando. Trouxe para o evento uma pipa tipo cenoura (para vento médio).

“O que vale no concurso é a pipa que sobe. Colocamos a nossa no ar por 35 minutos.O importante é saber manter o equilíbrio”, explicou.

Wellingon, Fabiana e os filhos Enzo e Sarah

Wellington José Barbosa trabalha na Continental, em Várzea Paulista e também é sócio do Sindicato. Trouxe a esposa Paula Rafaela e os filhos Lorenzo, de 8 anos, e Sarah, de cinco para o evento

“Sempre gostei de pipa, desde pequeno. E queria mostrar para as crianças. Até pensei em fazer uma pipa, mas achamos melhor vir e comprar aqui. Eu achei legal o Festival porque assim eles podem conhecer os diversos tipos de pipa”.

A família toda gostou muito do evento e passou uma tarde agradável. “Gostamos muito. Foi bem bom estar aqui”.

Edmilson, a esposa Flaviana, com a filha Millena e a amiga Karina

Edmilson Araujo Silva veio de Francisco Morato e trouxe sua uma pipa caixa (ou tipo bidê), feita de papel de seda e bambu, que tem várias regulagens que ele usa conforme o tipo de vento.

“Na viagem, a pipa praticamente desmontou, tive que praticamente refazer aqui. Mas deu certo e ela está pronta pra voar”.

Edmilson, que gosta muito de participar de eventos e tem vários troféus, veio com a família: Flaviana (esposa), a filha Millena e a amiga Karina.

Os amigos Alessandro e Paulinho com as famílias reunidas

Alessandro Zorzi é professor do Senai e veio com o amigo Paulo Roberto da Silva, o Paulinho SV, eletricista, e muitos familiares

Amigos há 20 anos e amantes das pipas, vieram com a família toda.

“Nós moramos em Várzea Paulista e sempre frequentamos eventos de pipas. Gostamos de pipa desde crianças”, disse Alessandro.

Guarda Municipal

GMs Barban e Furtado explicaram os perigos das linhas com cerol

A Guarda Municipal de Jundiaí esteve presente em todo o evento, acompanhando e orientando. Os GMs Barban e Furtado fizeram uma palestra de conscientização a respeito de linhas com cerol, muito perigosas.

“Os responsáveis pelos filhos são os pais. É preciso conscientização porque a linha com cerol pode ferir animais, causar uma auto-lesão ou em caso mais graves, até matar, como no caso de acidentes com motos”, disse o GM Barban.

Os GMs também informaram que a Guarda Municipal de Jundiaí faz a fiscalização e quando encontra linhas com Cerol apreende o material que é posteriormente incinerado.

O diretor Émerson e Alan, da Alan Pipas

O diretor Emerson Luiz ficou muito feliz com o resultado, organizado em parceria do Alan Marcel da Silva, da Alan Pipas, e com a participação de toda a diretoria do Sindicato e funcionários.

“O evento é um espetáculo. Está todo mundo agradecendo pela realização. Muitas pessoas vieram de outras cidades. Esse é o primeiro de muitos eventos. Com certeza uma grande realização”, disse.

Emerson Luiz também agradeceu aos funcionários e diretores pela dedicação e empenho e aos músicos, MCs e DJs presentes.

Música animou o evento

Rose Prado, diretora do Sindicato

A diretora Rose Prado, responsável pelo Clube de Campo dos Metalúrgicos, também gostou muito do evento e, especialmente, da participação das famílias.

“Um evento muito bom. Uma atividade nova para o Sindicato. Muito legal e muito produtiva. Graças a Deus deu tudo certo. Tudo dentro do esperado.

Alan Marcel da Silva, da Alan Pipas

Alan Marcel da Silva é proprietário da fábrica e distribuidora de pipas Alan Pipas, em Várzea Paulista. Estava feliz com o resultado.

“Um evento top. Com certeza vamos fazer outros”.

Alimentos não perecíveis

Os alimentos entregues pelos participantes serão distribuídos a entidades que atendem pessoas carentes.

FESTIVAL ARTÍSTICO DE PIPAS 2023
Do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo

SÓCIOS

Categoria Maior Pipa