Nota: Sindicato dos Metalúrgicos repudia portaria que libera o trabalho degradante

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista vem a público emitir uma nota de repúdio à  portaria do Ministério do Trabalho que flexibiliza as regras de fiscalização do trabalho escravo. Entendemos que essa atitude tomada pelo governo brasileiro fará com que os grandes produtores rurais mantenham trabalhadores em condição análoga à  escravidão, sem entraves jurídicos, sem punição e, consequentemente, sem a mínima dignidade.

A bancada ruralista, apoiada pelo ilegítimo Michel Temer, que está fazendo o que for preciso para se garantir no poder, chegou ao nível extremo da insanidade colocando em xeque uma categoria que deveria ser essencial para manter o país em pleno equilíbrio biológico e econà´mico.

Estamos retrocedendo décadas em dias. Submeter trabalhadores a jornadas exaustivas em ambientes insalubres, com salários miseráveis e vulneráveis à  pressão dos patrões é inaceitável.

Ao longo dos séculos, trabalhadores e trabalhadores, derramaram suor, sangue e até perderam suas vidas para garantir os direitos básicos que temos. Agora, numa canetada, os apoiadores de um governo golpista desfazem toda uma história de luta, que trará trazer efeitos catastróficos.

A vida e a dignidade das pessoas valem muito mais do que o lucro gerado pela injustiça. Para o nem do país, este governo precisa ser banido.

Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista

Eliseu Silva Costa

Rosemary Prado