Nós, todas e todos, devemos nos unir pelo fim da violência contra as mulheres

No ano passado, mais de cinco mulheres ou meninas foram assassinadas por hora no mundo.

Os dados constam de um novo estudo das Nações Unidas sobre violência de gênero divulgado nesta quinta-feira, 24 de novembro, véspera do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e início da campanha anual 16 dias de ativismo.

De todos os feminicídios cometidos em 2021, 56% foram pelas mãos de parceiros íntimos ou familiares.

A diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, Rose Prado, diz que somente com a união é possível enfrentar esse problema gravíssimo que atinge mulheres e meninas do mundo todo.

“Nós, todas e todos, devemos nos unir. As mulheres e meninas continuam a sofrer violência dentro e fora de suas casas, isso é inadmissível”, disse Rose Prado.

A composição da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos conta com sete mulheres que, além do trabalho dentro das fábricas, do trabalho de base, do trabalho por melhores condições de vida, lutam também pelo fim da violência contra as mulheres e meninas e pela busca de igualdade.

16 dias de ativismo

Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), e vai até 10 de dezembro, (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Foto de abertura
Utopiar/Divulgação Iniciativa Utopiar, marca de roupa feminina ensina técnicas têxteis a mulheres que sofreram violência doméstica