NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2020: trabalhadores votam por renovação da CCT e reposição da inflação

A proposta salarial negociada com os grupos patronais foi aprovada pelos metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, em Assembleia Geral da Campanha de Negociação Coletiva, realizada na tarde deste sábado (14), no Clube de Campo. O texto aprovado renova todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por mais um ano, aplica abono salarial de 9,5% (5% até 30/11 + 4,5% até 21/12), e aumento nos salários de 4,77% (reposição da inflação sobre o salário atual).

O presidente do Sindicato e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEDMETALSP), Eliseu Silva Costa, informou que as negociações foram extremamente complexas, mas que o empenho da categoria ao lado do Sindicato fizeram a diferença. “O apoio dos trabalhadores durante o período de Negociação Coletiva e nas demais atividades sindicais nas fábricas nos deram segurança nas reivindicações. Exigimos com base nas demandas dos  companheiros”, disse.

Mesmo com a conclusão da negociação, o diretor sindical, Luís Carlos de Oliveira (Lú), ressaltou que os trabalhadores devem permanecer mobilizados em torno dos direitos conquistados.

“Muitas empresas não querem negociar a CCT com a intenção de aplicar a nova lei trabalhista na integralidade. A nossa CCT está acima dos direitos trabalhistas, portanto, devemos usar todas as forças jurídicas, intelectuais e trabalhistas da categoria para defender o que é nosso por direito”, declarou Lú.

À mesa, a vice-presidente do Sindicato, Rose Prado, e os diretores sindicais Eléscio Caldato, Wilson Ribeiro (Med), Luís Carlos de Oliveira (Lú), Natanael Onofre Matias (Caé) e José Carlos Cardoso (Mineiro), fizeram breves análises sobre a conjuntura econômica e trabalhista.