Na Festa da Federação, Ministro Luiz Marinho defende união de centrais e sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu neste sábado, 13 de maio, durante a festa dos 80 anos da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, a união de sindicatos e centrais sindicais como forma de fortalecer a luta dos trabalhadores.

De acordo com o ministro, existem poucas diferenças entre as reivindicações e lutas de cada uma das centrais. “É preciso definir quantas centrais precisam existir no Brasil”.

Ministro Luiz Marinho fala da campanha pelas 40 horas. Fotos: Flavio Gut

Luiz Marinho defendeu também que sindicatos e centrais voltem a lutar por uma jornada de 40 horas semanais para que o trabalhador possa ter mais tempo para a família também para se requalificar. As novas tecnologias, segundo o ministro, têm que cumprir o papel de permitir um ganho de produtividade com benefício para o trabalhador.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos — e também do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, Eliseu Silva Costa, lembrou que a conquista das 44 horas semanais foi através de uma grande luta dos trabalhadores metalúrgicos e disse que a categoria vai continuar trabalhando para conquistar uma semana de 40 horas.

Eliseu pediu ao ministro Marinho a recuperação das Delegacias Regionais do Trabalho, que foram sucateadas durante os governos anteriores e pediu mais fiscalização do Ministério nas empresas.

“É por falta de fiscalização que estamos vendo o crescimento de denúncias de trabalho análogo à escravidão. Precisamos garantir a segurança dos trabalhadores”, disse o presidente da Federação e do Sindicato.

GRANDE FESTA

Grande público na Festa da Uva, em Jundiaí

A festa de 80 anos da Federação dos Metalúrgicos foi realizada no Parque da Festa da Uva, em Jundiaí, com a presença de representantes dos 54 sindicatos filiados à Federação e grande participação da diretoria do Sindicato de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo.

No início das festividades, Eliseu Silva Costa fez uma homenagem pelo Dia da Mães e pediu uma salva de palmas a todas as mães presentes. E em sua fala, homenageou os antigos presidentes da Federação, especialmente Cláudio Magrão.

Cláudio Magrão, ex-presidente da Federação

Foi mostrando um vídeo com a história da Federação e seus 80 anos de luta e, em seguida, um ato solene onde cada um dos presentes na mesa pode prestar suas homenagens à Federação.

Depois das solenidades vieram os shows, com a presença do consagrado Trio Parada Dura e outros artistas. E houve também um grande sorteio de televisores, laptops e celulares.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, e Eliseu Silva Costa

FOTOS: Sindicatometal