Multinacional compra ativos da Sifco

Dois anos e cinco meses após a realização do pedido de recuperação judicial, a Sifco tem a chance de se estabilizar no mercado. A Dana Holding Corporation, com fábricas em Gravataí (RS), Sorocaba e Diadema (SP), divulgou em nota no dia 12/10, a compra de ativos estratégicos da Sifco. A transação deverá ser concluída até o final do ano.

A Dana é conhecida por ser líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, eixos cardã, vedadores e gerenciamento térmico para a indústria automobilista.

A presença do Sindicato dos Metalúrgicos nas negociações da recuperação judicial da Sifco foi fundamental para que os trabalhadores da empresa não ficassem desamparados por futuras burocracias. “Foi uma ação essencial para garantir a integridade dos trabalhadores, já que a empresa atravessa uma situação difícil. Agora temos a certeza de que os trabalhadores terão empregos e benefícios assegurados em qualquer situação”, declarou o advogado do Sindicato, Dr. Valtencir Sombini.

O presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, ressaltou as alternativas e propostas feitas pela entidade durante as negociações. “Sugerimos alterações, conseguimos garantir os pagamentos dos créditos trabalhistas e incluímos uma cláusula que prevê a presença do Sindicato como observador no caso da venda de qualquer unidade do grupo Sifco. Essas ações foram de fundamentais para viabilizar uma negociação limpa e coerente tanto com os trabalhadores quanto com os credores”, explicou.

A Sifco havia entrado com um pedido de recuperação judicial em maio de 2014. Inicialmente, a empresa apresentou uma proposta que previa a venda de unidades e bens de forma livre, o que não trazia segurança para a quitação dos créditos trabalhistas. Esses créditos deveriam ser pagos em um ano, conforme o plano original.

Em nota, a multinacional declarou que a posse desses ativos fortalecerá a presença da empresa no mercado. “A aquisição permitirá à  Dana o fortalecimento de sua cadeia de suprimentos integrada verticalmente, aprimorando ainda mais a estrutura de custos e a satisfação dos clientes da empresa por meio do aproveitamento da grande experiência e conhecimento da Sifco em componentes forjados sofisticados”.