Missa de 1º de Maio: o trabalho torna-se participação na própria obra da salvação

Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato dos Metalúrgicos transmitiu ao vivo, pela internet, a tradicional missa de 1º de Maio em louvor a São José Operário, Padroeiro dos Trabalhadores. Celebrada pelo padre Leandro Megeto, pároco da Paróquia Nova Jerusalém, a missa foi realizada com público restrito no Espaço M. O ato litúrgico é realizado pelo Sindicato há 33 anos.

A missa em ação de graças a São José deste ano foi especial, uma vez que o Papa Francisco convocou pela primeira vez na história da Igreja Católica o “Ano de São José”.

“Assimilamos, neste 1º de Maio, a figura São José para contemplar as pessoas comuns, que no trabalho diário, cooperam com o crescimento da obra do criador”, disse o padre Leandro em sua homília.

VEJA COMO FOI A CELEBRAÇÃO:

No início da homília, o padre dedicou uma prece às vítimas da COVID-19.

O pároco apresentou o entendimento da doutrina social da igreja sobre o trabalho. “O trabalho torna-se participação na própria obra da salvação. Oportunidade de apressar a própria vinda do reino, desenvolver as próprias potencialidades, colocando-as a serviço da comunidade e da comunhão”, explicou.

Com base na doutrina, o padre também argumentou sobre a importância das entidades sindicais. “A doutrina social da igreja reconhece o papel fundamental dos sindicatos. Eles não são somente reflexo de uma estrutura de classes, os sindicatos são promotores da justiça social”.

Durante o ato, houve a benção aos trabalhadores, às carteiras de trabalho, currículos e ferramentas de trabalho.

Para o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, além da paz de espírito, a tradicional missa de 1º de Maio oferece uma oportunidade de reflexão sobre o trabalho e a vida.

“Que tenhamos esperança para enfrentar esse momento delicado. O colapso econômico, aprofundado pela pandemia, só será superado quando todos nós estivermos juntos, em comunhão, como ensina a doutrina social da igreja. Mesmo neste momento difícil, os trabalhadores seguem firmes. Sendo assim, com as bênçãos de São José, não tenho dúvidas que sairemos fortalecidos dessa situação”, afirmou.