MÊS DA MULHER: uma história de lutas e conquistas

Neste mês, as lutas e conquistas das mulheres são celebradas no mundo todo. A batalha delas contra a desigualdade de gênero é diária, histórica e exemplar. 

As mobilizações das mulheres por direitos, oportunidades e liberdade, tiveram início nos século XIX, com a luta pelo sufrágio feminino, ou seja, o direito ao voto. 

Na década de 1960, o movimento feminino avançou na luta por ampliação de direitos legais e sociais. Temas como, família, direitos reprodutivos, sexualidade e mercado de trabalho, faziam parte do debate apesar dos tabus impostos pela sociedade da época. 

Brasil 
As reivindicações por direitos das mulheres no Brasil tiveram início na década de 1920. A educadora, Nísia Floresta, foi uma das pioneiras na luta das mulheres naquele período. 

O direito ao voto, a educação e a emancipação feminina estavam entre as reivindicações dos movimentos femininos da época. 

Reflexos 
Hoje em dia, o movimento feminista vem atuando de forma ampla, pois conta com uma série de segmentos que levam em conta mulheres de diferentes condições financeiras, sociais, etnias e culturas. 

É evidente que houve uma evolução na condição da mulher, mas a igualdade de oportunidades ainda não foi alcançada de forma ampla. Por conta disso, muitas mulheres ainda amargam a violência de gênero e a falta de oportunidade profissional. 

Por aqui, a luta delas continua!

Foto de abertura: Fernando Frazão /Agência Brasil

Astra Website Security