MÊS DA MULHER: espaço no mercado de trabalho

Sabemos que a luta das mulheres no mercado de trabalho não é de hoje. As dificuldades, as conquistas e os avanços significativos em pautas específicas no mercado de trabalho vêm de longa data. A participação feminina nas empresas industriais cresceu 14,3% em 20 anos, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na base metalúrgica de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, 25% dos cargos são ocupados por mulheres. O Sindicato dos Metalúrgicos conta com sete diretoras sindicais que representam a categoria.

Mesmo com os notórios avanços nos últimos anos, ainda há muito para ser feito. Um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial revela que a igualdade de gêneros só será possível em 2095, se continuarmos na evolução pelos direitos das mulheres no ritmo atual. O documento também apresenta um dado alarmante: entre todos os países das Américas, o Brasil é o penúltimo colocado no ranking de igualdade de salários, perdendo só para o Chile (ocupamos o 124º lugar de 142 países avaliados).

Por aqui, a luta delas continua.

Foto de abertura: José Paulo Lacerda/CNI/Agência Brasil