Lula faz discurso marcante no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu uma entrevista coletiva nesta quarta-feira(10), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Foi o primeiro pronunciamento depois que recuperou os direitos políticos, por conta da anulação dos processos da Operação Lava Jato. 

Por quase duas horas e meia, Lula fez uma análise ampla sobre a atual conjuntura política, defendeu a vacinação em massa contra a covid-19, classificou o governo de Jair Bolsonaro de “desgoverno” e celebrou a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todos os processos contra o ex-presidente. 

O ex-presidente questionou o medo transparecido pelo mercado financeiro em relação à possibilidade de que ele se candidate à presidência em 2022. Lula aproveitou para criticar autonomia do Banco Central. 

“O que que você acha que o mercado tem medo de mim? Esse mercado já conviveu com o PT oito anos no meu governo e mais seis anos no governo da Dilma. Do que o mercado tem medo? Você seria capaz de me dizer qual é a lógica em o mercado ter medo? Ele tem de ter medo no seguinte, eu era contra e sou contra a autonomia do Banco Central. É melhor o Banco Central estar na mão do governo do que estar na mão do mercado.”

Lula também criticou a gestão de Bolsonaro por não dar a devida atenção aos impasses sociais do país. Na mesma fala, o ex-presidente fez vista grossa para medidas que facilitam o acesso a armas de fogo.

“Este povo não está precisando de armas, está precisando de emprego, carteira profissional, salário, livro. O Estado tem que estar presente na periferia desse país. Será que o Bolsonaro não leu nada do que a gente fez?”. 

Com informações da Rede Brasil Atual.
Foto de abertura: Ricardo Stuckert / Rede Brasil Atual

 

Astra Website Security