“Geração de emprego é a nossa obsessão”, diz Lula

O ex-presidente e pré candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi ovacionado por sindicalistas e militantes após tecer críticas à contrarreforma trabalhista e firmar compromisso com o movimento sindical durante encontro realizado na manhã de hoje (14), em São Paulo. Ao lado do ex-governador e indicado para vice da chapa, Geraldo Alckmin (PSB), Lula recebeu das mãos dos representantes dos trabalhadores a Pauta de Reivindicações da Classe Trabalhadora, documento elaborado pelas principais centrais sindicais brasileiras e aprovado durante CONCLAT 2022, realizada em 7 abril.

Sindicalistas apresentaram as principais reivindicações dos trabalhadores para a chapa de Lula.

O petista ouviu e cumprimentou os representantes das centrais sindicais e firmou o compromisso de analisar cuidadosamente o documento apresentado pelos sindicalistas. “O que vocês nos apresentaram não é uma pauta de reivindicações. O que vocês estão apresentando aqui é quase um programa de governo”, disse Lula.

“Nunca antes na história do Brasil as centrais sindicais estiveram juntas para apoiar a nossa candidatura”, declarou o petista, valorizando a iniciativa dos sindicalistas.

Lula ressaltou a importância histórica do encontro que reuniu sindicalistas de diversas centrais.

Ao declarar que a direção do partido dialogou com o governo espanhol sobre a reforma, aplicada em 2012 e revogada no começo deste ano, para Lula não basta revogar e adotar o antigo modelo. “Não, nós nem queremos o que era antes, nós queremos melhorar as coisas. A gente não quer voltar pra trás, a gente quer avançar”, declarou.

O pré candidato à presidência também falou sobre a sua relação próxima ao movimento sindical durante as gestões petistas. “Eu devo muito ao movimento sindical. No meu governo, não foram poucas as reuniões que fizemos. Não foram poucas as vezes em que fui cobrado. E lá em Brasília, conseguimos oferecer um tipo de governo que gerou em 13 anos 22 milhões de empregos”, lembrou.

Por fim, Lula foi muito claro e direto ao declarar que a “geração de emprego é a nossa obsessão”, disse.

Geraldo Alckmin  ao lado de Lula durante discurso no encontro.

União
Alckmin, vice da chapa do petista, ressaltou a importância da união em tempos de profunda polarização. Concorrente político histórico de Lula, o ex-governador firmou compromisso com a chapa e celebrou a liderança do pré candidato à presidência. “Venho somar o meu esforço, pequeno, mas humilde e de coração. A luta sindical, deu ao Brasil o maior líder popular deste país: Lula. Viva, Lula!”, declarou o ex-governador.

Ponto de vista sindical
Acompanhado de representantes da diretoria do Sindicato, o Presidente Eliseu Silva Costa acompanhou o encontro com entusiasmo. Ele argumenta que necessário analisar e retomar o trabalho de base voltado para questões políticas.

“Na porta de fábrica nós tratamos muito das questões envolvendo reivindicações que atendem somente do portão da empresa para dentro na maioria das vezes. É claro, sempre informamos os trabalhadores sobre questões de nível nacional. Mas entendemos que, neste momento, as reivindicações amplas envolvendo as  esferas econômica e política precisam ser pautadas com mais frequência nas fábricas”, disse Eliseu.