Foxconn I: calendário de compensações 2022 aprovado.

Os trabalhadores da Foxconn I, em Jundiaí, aprovaram o calendário de compensações de 2022. A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato na tarde desta quinta-feira (30).

O anuário dos trabalhadores do setor produtivo indica que os companheiros trabalharão em quatro feriados, para descansar em dois dias pontes e na última semana de dezembro. Os companheiros do setor administrativo seguem um cronograma semelhante, com apenas dois dias pontes a mais.

“O cronograma aprovado proporciona mais conforto aos companheiros, pois poderão administrar melhor as folgas e os dias pontes para ficar mais tempo com a família ou garantir lazer. Durante o período de festas no final do ano, os trabalhadores também terão folga. Além disso, a proposta não afeta a produtividade da empresa”, explicou a diretora sindical,  Rose Prado ao lado do diretor sindical, Luís Carlos de Oliveira (Lú).

Reivindicações
Na ocasião, a diretoria do Sindicato expôs as reivindicações dos trabalhadores. Qualidade da refeição, convênio médico, programa de cargos e salários e assedio moral, ganharam destaque na assembleia.

“Nos reunimos com o RH  da empresa e com os responsáveis do restaurante. Tivemos um debate produtivo e apresentamos ideias. As reclamações dos companheiros são diárias, e tratam da qualidade e da quantidade da refeição oferecida. A alimentação é muito importante para os trabalhadores. Não precisamos de um banquete, queremos apenas uma refeição de qualidade. Reivindicamos que a Foxconnn resolva esse problema”, declarou a diretora de base, Rosemilda Pereira, acompanhada dos colegas de base, Leandro Reis, Andréa Barbosa, Luciana da Silva  e Willian Reis.

Os trabalhadores reivindicam melhorias no atendimento do convênio médico, que atualmente permite apenas três consultas por ano.

Os representantes dos trabalhadores também criticaram a ausência de uma política de cargos e salários. “Temos ótimos trabalhadores na Foxconn I que precisam ser contemplados com salários melhores. Quando reivindicamos, o RH informa que as lideranças dos setores não entraram em contato. E quando falamos com as lideranças, dizem que o RH já foi informado. Precisamos mudar isso, é preciso agilizar os acertos de cargos e salários”, declarou o diretor de base Ronaldo de Marchi.

Os sindicalistas finalizaram a assembleia apresentando detalhes sobre a Campanha Salarial.