Em assembleia histórica, trabalhadores da Foxconn I aprovam fim da jornada aos sábados

Em assembleia histórica realizada na tarde desta terça-feira, 22 de novembro, os trabalhadores da Foxconn I (Bandeirantes) aprovaram por unanimidade o fim da jornada de trabalho aos sábados.

O fim da jornada de trabalho aos sábado era uma reivindicação antiga dos funcionários da produção e uma luta de muitos anos do Sindicato e trabalhadores junto à direção da empresa.

“Conseguimos ir reduzindo a jornada aos sábados. De quatro para dois, depois para um e agora essa grande vitória dos trabalhadores”, disse o diretor Luís Carlos de Oliveira (Lú).

Luís Carlos de Oliveira (Lú)

A diretora Rose Prado lembrou que a conquista só foi possível porque os trabalhadores lutaram juntos por melhores condições. “A empresa não dá nada de graça, é preciso lutar, batalhar pra conseguir as coisas. Essa é, sem dúvida, uma grande vitória de todos.

Rose Prado

Depois da votação, os trabalhadores aplaudiram a decisão.

A diretora Rosemilda de Araújo Pereira aproveitou a assembleia para cobrar a direção da Foxconn e também a empresa responsável pelo transporte dos funcionários, que é preciso melhorar as condições dos ônibus.

Rosemilda de Araújo Pereira

“Esses dias, muitos funcionários tiveram que ficar esperando debaixo da ponte porque o ônibus quebrou. E o transporte não é de graça. É preciso atenção com os trabalhadores”.

Andréa Ferreira Barbosa

A também diretora do Sindicato Andréa Ferreira Barbosa lembrou que desde o início da operação da Foxconn na região os trabalhadores reivindicam a folga aos sábados que agora chegou neste momento histórico.

“É uma decisão dos trabalhadores. Depende de vocês”, disse ela pouco antes da votação que aprovou o fim da jornada aos sábados. Depois do resultado, completou:

“É com muita satisfação que compartilho com todos vocês mais um avanço na Foxconn Bandeirantes: a compensação do sábado luta essa de anos e hoje aconteceu. Desistir nunca foi uma opção”.

Ronaldo de Marchi

O diretor Ronaldo de Marchi “explicou os detalhes da proposta e a mudança de minutos na jornada diária que agora será de segunda à sexta-feira. “Com o sábado livre, o trabalhador terá tempo pra estudar, ficar com a família, se aperfeiçoar, descansar e com isso fica mais produtivo. É uma concessão que tem seus benefícios também para a empresa”, disse Ronaldo.

O diretores Andrea (de vermelho), Luciana, Lu, Ronaldo, Rose, Leandro, Rosemilda, e a tradudora de libras, Fabiana.

Os diretores , Leandro Cesar Viana Reis e Luciana Santos Rocha da Silva também estiveram presentes e falaram aos trabalhadores.

Tradução em libras

A assembleia teve a participação da intérprete de libras Fabiana Magoga,  o que permitiu que trabalhadores portadores de deficiência auditiva pudessem acompanhar todas as falas e a votação.

Administrativo aprova calendário de compensações

Funcionários do administrativo aprovaram calendário 2023

Na parte da manhã, os funcionários do setor administrativo da empresa aprovaram o calendário de compensação de folgas para o ano de 2023.

Fotos: comunicação Sindicato