“Emprego, Direitos, Democracia e Vida” serão debatidos na 3ª Conclat, em abril

Com o objetivo de unificar as frentes de militância em defesa dos trabalhadores, as principais centrais sindicais realizarão, em  7 de abril, a terceira edição da Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora). A iniciativa, que será transmitida ao vivo pelos canais e redes sociais do movimento sindical, terá como tema de debate “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”. A 1ª Conclat foi realizada em 1981 e a 2ª foi realizada em 2010.

Nesta Conclat, os representantes dos trabalhadores irão lançar um documento com uma série de propostas para a retomada do ciclo de crescimento no Brasil. Empregabilidade, saúde, moradia e transporte para todos e direitos e renda para trabalhadores e trabalhadoras, estão entre as principais demandas das frentes trabalhistas que estarão presentes na conferência.

Na avaliação do presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, as resoluções da 3ª Conclat serão essenciais na condução da luta dos trabalhadores. “A terceira edição da Conclat acontece em um período de muitas incertezas nas esferas econômica, social e trabalhista. Por essa razão, cada tema deverá ser tratado com aprofundamento e priorizando a atual situação, mas sem deixar de lado o futuro”, declarou.

As propostas serão encaminhadas às principais instituições da Justiça no Brasil, aos candidatos e candidatas nas eleições deste ano à Presidência da República, aos Governos Estaduais e aos Parlamentos Federais e Estaduais.

“A cada dia que passa o trabalhador vem amargando a perda de uma série de direitos conquistados. Estamos atravessando um momento de profunda complexidade e os trabalhadores, apoiados pelos sindicatos, devem retomar o caráter de vanguarda para defender os direitos essenciais e conduzir a nação para um futuro próspero”, ressaltou Eliseu.

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Foto de abertura – Arquivo Sindicato: representantes dos trabalhadores no “Ocupa Brasília”, em 24 de maio de 2017