Eliseu, presidente do Sindicato, com Lula em Brasília: “propostas para a classe trabalhadora”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, Eliseu Silva Costa, esteve reunido nesta quinta-feira, dia 1 de dezembro, em Brasília, com o presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva, outros sindicalistas e membros da equipe de transição de governo.

O objetivo do encontro, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, foi debater propostas da classe trabalhadora, que constam do documento da Conclat 2022 (Conferência da Classe Trabalhadora) de forma a ajudar a acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil, com geração de empregos e direitos.

Na reunião, com a participação de todas as centrais sindicais, o presidente eleito reafirmou que vai cumprir todas as suas promessas de campanha.

“Discutimos com ele o fortalecimento do Ministério do Trabalho e também da Previdência porque, na verdade, o governo Jair Bolsonaro detonou todas as estruturas de apoio ao trabalhador e vamos precisar reconstruir tudo. É um compromisso do presidente Lula”.

Outro assunto tratado na reunião foi o aumento real do salário mínimo.

“Saímos da reunião muito satisfeitos com a conversa que tivemos e com a receptividade do presidente e do vice, Geraldo Alckmin. Agora é esperar a diplomação dia 12 e a posse em 1 de janeiro. E vamos torcer para que venha um Brasil melhor, um país cheio de oportunidades”.

Esperança de dias melhores

O presidente do Sindicato disse também ter esperança em dias melhores.

“Quem sabe a partir de janeiro o sorriso possa voltar aos lábios da família brasileira. Essa é uma esperança não só minha como de todo o movimento sindical. Tenho certeza de que, a partir de agora, Lula será o presidente de todos os brasileiros. Espero que o outro lado entenda que a democracia funciona desse jeito, através dos votos, através da urna”.

Eliseu Silva Costa disse ter deixado claro ao presidente eleito e à equipe de transição que o movimento sindical não vai colocar “uma faca no peito” do governo,

“Nós não queremos a revogação de todas as leis trabalhistas, mas queremos discutir alguns pontos. Lula afirmou que vai montar uma comissão de trabalho no início do mandato que possa discutir de uma forma tripartite – sindicatos, empresários e governo – melhorias que possam beneficiar a todos.

Não ao imposto sindical

“Nós também deixamos claro que não queremos a volta do imposto sindical. O imposto sindical é coisa do passado, de uma lei criada por Getúlio Vargas em 1943. Nós não queremos imposto sindical, mas queremos que realmente os sindicatos também possam discutir o seu custeio”, explicou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Segundo ele, não é justo o Sindicato negociar, lutar pelos trabalhadores, fazer convenção coletiva de trabalho, a participação nos lucros e resultados – dando todas as garantias aos trabalhadores – e somente os associados pagam por isso, enquanto todos recebem o benefício.

“O custeio é uma questão justa para que, de fato, todos possam contribuir de uma forma bem tranquila, sem exageros, com seu sindicato. Porque, na verdade, não existe uma política salarial no país”.

Eliseu lembra que somente com a luta dos Sindicatos é possível avançar.

“Então, é somente com o fortalecimento do sindicato é que o trabalhador pode conquistar melhorias. Porque, na verdade, é o Sindicato que garante todos os direitos para os trabalhadores e suas famílias”.

Encontro com o vice, Alckmin

Na quarta-feira, dia 30, os sindicalistas tiveram um encontro de trabalho com o vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (coordenador da equipe de transição), e Aloizio Mercadante.

Além de Eliseu Silva Costa, estiveram presentes, o presidente da Força Sindical, da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, e o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Nobre, o deputado federal Paulinho da Força, e a vice-presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Mônica Veloso.

Seminário da CNTM

O presidente do Sindicato e da Federação participou, ao lado do vice-presidente do Sindicato José Carlos Gomes Cardoso (Mineirinho) de um seminário promovido pela CNTM onde foi debatido tema Reconstrução Sindical