É hora de união e fortalecimento das bases para resgate dos direitos

Iniciamos 2022 com um grande acontecimento vindo da Espanha: a aplicação de uma nova legislação que anula os efeitos nocivos da reforma trabalhista aprovada naquele país em 2012. Um avanço significativo dos trabalhadores espanhóis que pode nos servir de inspiração.

Nós, trabalhadores, não temos outra saída que não seja a mobilização e também a consciência política. Sim, precisamos estar em constante aliança diante dos temas trabalhistas e eleger representantes legítimos dos trabalhadores para que possamos reivindicar e reverter a situação atual.

Estamos em ano de eleição. Sendo assim, que possamos analisar muito bem as conjunturas trabalhista, política, social e econômica na intenção de criar um horizonte mais próspero e de superação deste cenário precário que estamos vivendo.

Em 2021, como sabemos, as negociações salariais foram complexas. Mas com a luta e participação dos trabalhadores, o Sindicato garantiu a reposição da inflação (11,08%) e a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho na Campanha Salarial.

O feito representou muito para os metalúrgicos da região, uma vez que no ano passado, 47,7% das negociações salariais ficaram abaixo da inflação, segundo dados analisados pelo DIEESE.

Na avaliação do Presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, a participação efetiva dos metalúrgicos foi essencial na garantia do reajuste salarial em meio a uma conjuntura em crise.

“Sabendo que quase metade dos acordos salariais de 2021 ficou abaixo da inflação, a nossa base se saiu muito bem ao garantir um reajuste equilibrado com a inflação. E, neste ano, teremos duros desafios pela frente. Logo, a união da categoria pelo equilíbrio econômico será fundamental. É uma mobilização contínua ”, afirmou Eliseu.

Segundo o IBGE, a inflação medida pelo INPC fechou 2021 com alta de 10,16%.

O reajuste conquistado pelos metalúrgicos também representou o equilíbrio do poder de compra por mais um período. Em meio ao cenário de recessão, a união fez a diferença mais uma vez.