Dirigentes do Sindicato participam de seminário de Saúde do Trabalho promovido pela OAB

Dirigentes do Sindicato participaram do Seminário do Meio Ambiente do Trabalho e Saúde do Trabalhador sob a Ótica Previdenciária, Médica e do Trabalho, realizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – 33ª Subseção), dia 19, no auditório da Unip (Universidade Paulista), em Jundiaí.

Segundo explicou o diretor Wilson Ribeiro (Med), o seminário foi uma oportunidade de reciclagem e aprendizado para os diretores do Sindicato.

“Nós, trabalhadores metalúrgicos ou de qualquer outra categoria, convivemos com a questão da prevenção de acidentes e a questão preventiva no geral. Então, foram cinco painéis com assuntos diferenciados, voltados ao funcionamento do sistema previdenciário. Entre eles, um painel muito importante explicando a função do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí), do CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)”.

Para o diretor, foi “um dia maravilhoso”, onde ficou claro aos dirigentes que a questão jurídica caminha junto com o trabalho sindical, especialmente nas bases.

“Os advogados possuem informações mais consistentes, baseadas nas leis e a gente conhece mais a questão prática, onde falamos  do dia a dia da fábrica, onde a gente vê um trabalhador doente, o que se afastou, o que tem e tem as dúvidas com relação ao afastamento, entre outras questões importantes. Trabalhando juntos conseguimos melhores resultados para o trabalhador metalúrgico”, disse Med.

Além do diretor Med participaram do seminário os diretores Roberto de Souza, Ricardo Zanini, Marcos Carvalho Eugênio, Fernando Antônio de Moraes, Valmir José Baldibia e Marcos Antônio Pereira. E também o advogado do Sindicato, Erazê Sutti, as advogadsa Areta Fernanda da Camara e Karen Nicioli Vaz de Lima, que ajudaram a idealizar e realizar o evento.

Na foto de abertura: Wilson Ribeiro da Silva (Med), Roberto de Souza (Coxinha), Diomar Nunes Ferreira, Ricardo Zanini, Erazê Sutti, Areta Fernanda da Camara, Marcos Carvalho Eugênio, Fernando Antônio de Moraes, Valmir José Baldibia e Marcos Antônio Pereira. FOTOS: Sindicatometal