Dia do Metalúrgico relembra as lutas e mostra força do Sindicato em defesa da categoria

O dia 21 de abril, tal como o 1º de Maio (Dia do Trabalhador), é uma data de extrema representatividade e reflexão para os trabalhadores metalúrgicos. O Dia do Metalúrgico celebra a importância que a categoria teve e ainda tem no desenvolvimento econômico do Brasil e da nossa região. A data também é uma oportunidade de relembrar as lutas e conquistas da categoria.

À serviço de uma base formada por mais de 25 mil trabalhadores em Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, o Sindicato dos Metalúrgicos é uma referência nacional de gestão e atuação nas portas das fábricas. Presidida por Eliseu Silva Costa, a entidade está sendo fundamental em um período de colapso econômico aprofundado pela pandemia.

Em um período de impasses jurídicos e sociais gerados pela reforma trabalhista e potencializados pela pandemia, a mobilização coletiva pela garantia de direitos conquistados é essencial, e os metalúrgicos sempre foram os precursores de conquistas ao longo da história. “A diretoria do Sindicato age de forma rápida para fazer valer o ponto de vista coletivo, garantir empregos e, neste momento de pandemia, preservar ao máximo a saúde dos nossos companheiros”, declarou Eliseu.

Além da atuação nas fábricas, o Sindicato oferece à categoria metalúrgica uma estrutura que contempla saúde, bem-estar e lazer. Para Eliseu, a Sede Central e o Clube de Campo da entidade são reflexos dos avanços obtidos ao longo dos anos. Na próxima quarta-feira (28) o Sindicato completa 75 anos de atuação.

“Neste Dia do Metalúrgico nós também celebramos essa estrutura que a categoria possui, que foi construída com muito esforço de cada metalúrgico da nossa região. O Sindicato não é somente a diretoria, é cada trabalhador da base. A nossa estrutura jurídica e de bem-estar é reflexo de anos de lutas, reivindicações e mobilizações coletivas”, explicou o presidente.

Com um longo histórico de engajamento social, o Sindicato lançou a campanha Fome Não, que consiste em arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos às entidades que auxiliam pessoas em risco social, principalmente neste período de pandemia. “Além de auxiliar quem precisa, a campanha Fome Não contempla valores coletivos que sempre são defendidos pela entidade. A diretoria está empenhada em fazer valer a ideia de um Sindicato Cidadão, que promove iniciativas de valorização do dever social ao lado dos trabalhadores e da comunidade como um todo”, disse.

Eliseu Silva Costa também atua na esfera estadual como presidente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo (FEDMETALSP), entidade que conta com 53 sindicatos filiados e é responsável pelas negociações de âmbito salarial e social nas campanhas anuais de negociação coletiva (data-base).

“A categoria segue atuante nos quatro cantos do Brasil. São homens e mulheres com punhos de aço, que a ferro e fogo, derramam suor para garantir o progresso pessoal, da família e de toda a categoria. Parabéns a todos os metalúrgicos que trabalham duro para engrenar o nosso Brasil”, finaliza Eliseu.

Conteúdo publicado em 21 de abril de 2021 na edição impressa do Jornal de Jundiaí