Dia 21 de abril, Dia do Metalúrgico: Parabéns a todos os companheiros

As atividades metalúrgicas passaram a existir há mais de seis mil anos quando o homem do Oriente Médio começou a martelar o cobre para fazer utensílios domésticos. No início da indústria, eram empregados os ferreiros, armeiros e pessoas que tivessem conhecimento das ligas metálicas e de como trabalhar o metal.

Os metalúrgicos fazem parte de uma das mais numerosas e organizadas categorias de trabalhadores do Brasil. São homens e mulheres que desempenham um papel fundamental na história das lutas operárias e políticas do país. É dentro deste contexto, ainda, que temos a rica história do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, fundado em 28 maio de 1946, uma das primeiras entidades de classe do país e que agora completará 77 anos.

Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista são importantes bases do setor metalúrgico do estado de São Paulo. As indústrias metalúrgicas da região representam parte significativa da economia do estado. A melhoria nos locais de trabalho, mais direitos sociais e aumento real são pautas comuns das entidades sindicais. Metalúrgicos de outras regiões também pautam suas atividades pela firme defesa dos direitos sociais, mais emprego e salário digno.

Na região, a categoria metalúrgica já passou por diversos momentos. Se no passado não muito distante lutou pela democracia, contra o golpe militar e pela redemocratização. Nos anos 90, o modelo neoliberal provocou grandes perdas para os trabalhadores, que resistiram com garra o desmonte da indústria metalúrgica no Brasil.

Após os piores anos do modelo neoliberal, os metalúrgicos, junto com seu Sindicato, construíram a retomada do setor metalúrgico, garantiram a melhoria dos salários e, principalmente, participaram ativamente para eleger o primeiro presidente operário (e metalúrgico) do país. Esses profissionais escreveram a história ao eleger Luiz Inácio Lula da Silva por três vezes presidente da República, o que significou, em seus dois primeiros mandatos, uma mudança no cenário dos trabalhadores, com o crescimento do país, melhoria no emprego e garantia de aumento real para os metalúrgicos.

“Vivemos esse momento de reconstrução, onde o Brasil tem a oportunidade de retomar seu desenvolvimento e seu lugar no mundo como nação importante é fundamental para o desenho do Século 21. Os desafios são imensos, mas precisamos ter esperança em um futuro de mais igualdade, melhores condições de vida e trabalho, com justiça social e paz”, disse o presidente do Sindicato e também da Federação dos Metalúrgicos, Eliseu Silva Costa.

É papel de todos os metalúrgicos continuar nesta batalha por dias melhores para todos os trabalhadores. Vivemos um momento de reconstruir o Brasil, depois de quatro anos de um dos governos mais nefastos da história, com valorização do trabalho, mais democracia e com avanços nos direitos sociais.

Em nome de toda a diretoria do Sindicato, Eliseu Silva Costa parabeniza os metalúrgicos.

“Parabéns a todos os metalúrgicos do Brasil, em especial aos do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. E Vamos juntos que a luta continua”.

FOTO: Pixabay