Condições de trabalho: Sindicato mobiliza trabalhadores da Foxconn II

Na tarde desta quarta-feira (25), o Sindicato realizou uma assembleia de conscientização com os companheiros e companheiras da Foxconn II com ênfase nas demandas de melhorias nas condições ergonômicas e na alimentação fornecida pelo refeitório. 

Os sindicalistas demonstraram preocupação com as condições ergonômicas e de segurança do trabalho na Foxconn II. Trabalhadores de diversos setores da empresa estão sendo prejudicados pela falta de manutenção e investimento em cadeiras, que são consideradas como itens básicos de trabalho na configuração produtiva da multinacional. 

“A empresa tem a obrigação de oferecer um material de trabalho de qualidade para os companheiros e as companheiras. É inadmissível que uma fábrica do porte da Foxconn II não dê atenção para isso. E que os companheiros da CIPA fiquem atentos e pressionem empresa, afinal, é questão ergonômica, é a saúde do trabalhador que está sendo afetada. Os cipeiros não devem ser coniventes com os desmandos da empresa, pois também serão responsabilizados pelos impasses”, disse o diretor sindical, Luís Carlos de Oliveira (Lú), ao lado dos diretores de base, Wesley Bagnarol e Rosemilda Pereira 

A diretora de base, Luciana da Silva, ressaltou que “os trabalhadores do 5s não estão conseguindo dar conta das manutenções das cadeiras. Por vezes acontecem discussões entre os trabalhadores por conta da falta do item. A empresa precisa resolver esse problema com urgência, afinal, passamos cerca de nove horas dentro da empresa e por isso merecemos conforto”. 

Considerada uma das grandes conquistas históricas dos trabalhadores e trabalhadores da Foxconn, a alimentação fornecida pelo refeitório foi duramente criticada. O Sindicato reivindica que a empresa tenha a alimentação como prioridade e que haja regularidade no atendimento ao trabalhador. “É preciso que seja oferecida uma alimentação de qualidade todos os dias, não apenas aos finais de semana quando ocorrem horas extras. Os trabalhadores e trabalhadoras da Foxconn II produzem muito e atingem metas, sendo assim devem exigir uma boa alimentação”, pontuou a diretora sindical, Rose Prado.  

Os sindicalistas também reivindicaram melhorias no transporte fretado e reafirmaram o compromisso do Sindicato de seguir firme nas mobilizações para que todos os impasses da Foxconn II sejam resolvidos o mais rápido possível. 

 

 

 

Astra Website Security