Com união e mobilização, trabalhadores da Dexco conquistam Acordo Coletivo e reajuste salarial

Terminou com uma salva de palmas e uma grande comemoração a assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 15 de dezembro, na Dexco, em Jundiaí, quando os trabalhadores aprovaram por unanimidade o Acordo Coletivo, que garante as cláusulas sociais, o reajuste salarial da categoria, de 6,46%, o abono de 15% e custeio sindical.

Um momento histórico na luta dos funcionários e do Sindicato dos Metalúrgicos por melhores condições de trabalho. Afinal, depois de cinco anos sem um Acordo Coletivo, a empresa decidiu ceder e assinar um acordo que garante cláusulas importantíssimas para a segurança dos trabalhadores.

Um acordo que inova em alguns aspectos, como a garantia da licença maternidade também para casais homoafetivos.

A luta do sindicato garantiu a manutenção dos benefícios, principalmente com relação à saúde e segurança do trabalhador, ponto importante para os funcionários e Sindicato, mas que enfrentavam resistência por parte da direção da Dexco.

William Pereira Reis, diretor do Sindicato e funcionário da Dexco

Luta difícil

Foram cinco anos de uma luta bem difícil travada entre trabalhadores, Sindicato — com apoio da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo — e o sindicato patronal ao qual a Dexco pertence, o Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo), que até agora não fechou um acordo com a Federação.

Um período onde a empresa inclusive, em uma das datas-base, disse que não aplicaria qualquer aumento para os trabalhadores em razão da pandemia e da crise. Mas a união dos trabalhadores e ação do Sindicato garantiu o benefício a todos.

Rose Prado, diretora do Sindicato

Sem um acordo do sindicato patronal e a preocupação em garantir os benefícios aos trabalhadores, Sindicato dos Metalúrgicos e a direção da Dexco iniciaram uma negociação direta, o que permitiu, ao longo dos cinco anos, que o reajuste da categoria fosse mantido, além do adicional noturno de 35% e todos os outros benefícios.

Faltava, no entanto, um Acordo Coletivo que desse essa garantia e segurança jurídica, tanto aos trabalhadores como para a empresa, o que aconteceu agora.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos agradece aos trabalhadores por tudo que fizeram ao longo desse período, e especialmente por acreditar no sindicato.

É um acordo justo, pois a Dexco tem um produto de qualidade que é referência no mercado e essa qualidade se deve muito à capacitação e a capacidade produtiva dos seus trabalhadores e, portanto, eles precisam ser valorizados. Afinal o trabalhador é o maior patrimônio de uma empresa.

Luís Carlos de Oliveira, diretor do Sindicato

Os diretores do Sindicato conseguiram conversar com os trabalhadores e mostrar que as coisas às vezes demandam um certo tempo para se conseguir, mas a inteligência, a perseverança e, principalmente, a competência do Sindicato fez com que o acordo fosse finalizado de maneira satisfatória para o trabalhador.

Ao final da assembleia, o Acordo foi aplaudido e muito comemorado pelos trabalhadores. A união garantiu essa vitória e essa conquista.

Ação conjunta

A vitória desta quinta-feira só foi possível porque o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo pode contar com toda sua estrutura de apoio, do Departamento Jurídico, de serviços e com a capacidade de seus diretores.

Além disso, teve o apoio e participação efetiva da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e também do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato e da Federação dos Metalúrgicos

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Federação dos Metalúrgicos, Eliseu Silva Costa, que conduziu a assembleia ao lado dos diretores Rose Prado, Luís Carlos de Oliveira (Lú) e Willian Pereira Reis, disse aos trabalhadores:

“Essa vitória foi conquistada pela ação dos trabalhadores e do Sindicato que, em nenhum momento, durante esses cinco anos deixou de estar na porta da fábrica acompanhando cada passo, sempre ao lado dos funcionários da Dexco. Quero agradecer a todos pela confiança e pelo apoio e desejar em nome da diretoria do Sindicato e da Federação um Feliz Natal e um ano novo de esperança, paz e prosperidade”.

FOTOS: Comunicação Sindicato