CineClube promove a 10 ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A programação do CineClube Consicência será mais do que especial neste mês. Para a alegria dos cinéfilos, o coletivo irá promover a 10 ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. As exibições acontecerão na sala CineArte nos dias 16/4 e 30/4, à s 19h. A entrada é franca.  

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil.  

 

Os títulos

No dia 16/4, à s 19h, será exibido o documentário “500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina”. A produção, que conta com direção de Alexandri Valenti, foi lançada em 2014 e promete trazer grandes reflexões e esclarecimentos relacionados ao período ditatorial que assombrou a Argentina durante sete anos.  

Entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sob uma ditadura militar. Dentre os atos feitos durante esta época, está o sequestro de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio. O grupo “Avós da Praça de Maio” criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues.  

 

 

No último sábado do mês, dia 30/4, à s 19h, o documentário “Félix, Um Herói Brasileiro” entra em cena trazendo revelações envolvendo a escravidão e a Guerra do Paraguai. A obra foi lançada no ano de 2015 e conta com Edson Fogaça na direção.  

Personagem presente na memória coletiva da comunidade de Barra de Aroeira, Tocantis, Félix José, um ex-escravo que lutou na guerra do Paraguai, teria recebido do imperador D. Pedro II uma grande extensão de terra como recompensa. Após sua morte, a perda do documento original gerou um conflito de posse da terra, o que leva seus descendentes a lutar pelo patrimà´nio por mais de 50 anos, desejando recuperar o território que hoje é ocupado por fazendas e duas cidades.  

 

 

Serviço

“10 ª Mostra Cinema e Direitos Humanos”

16/04, à s 19h  – “500 Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina”
 
30/04 à s 19hs – “Felix, O Herói da Barra”

CineArte do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Rua XV de Novembro, 240 ”“ Vila Arens ”“ Jundiaí ”“SP.

Telefone (11) 4527-3100
Entrada franca

 

 

Astra Website Security