CineArte: Cinéfilos debatem “Félix, o Herói da Barra”

No último sábado (30), o CineArte abriu espaço para o CineClube Consciência na  10 ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A sessão de encerramento da mostra contou com a exibição do    documentário  “Félix, o Herói da Barra” do diretor  Edson Fogaça na direção.

Após a sessão, uma longa conversa sobre o documentário

Os cinéfilos se emocionaram com a história de Félix José, um ex-escravo que lutou na guerra do Paraguai e que teria recebido do imperador D. Pedro II uma grande extensão de terra como recompensa.  Após sua morte, a perda do documento original gerou um conflito de posse da terra, conhecida como  comunidade de Barra de Aroeira, no Tocantis.  Por conta da situação,    descendentes do herói de guerra  lutam pelo patrimà´nio há mais de  50 anos, desejando recuperar o território que hoje é ocupado por fazendas e duas cidades.

Frequentadora das sessões do Cineclube, a secretária  Ideli Aparecida de Souza, aprovou o documentário. “à‰ muito verdadeiro. Fatos como o de Félix devem ser registrados para que as gerações futuras tenham consciência”, disse.