Chargista e metalúrgico: o trabalho artístico de Trilho César

De personalidade pacata e munido de muita informação e cultura, Paulo César Cid (49), também conhecido como Trilho, é uma das figuras mais emblemáticas da esfera artística na região. Jundiaiense nato e chargista desde sempre, Trilho também é reconhecido por suas belas contribuições artísticas no âmbito sindical. Diversas charges do artista foram publicadas em boletins sindicais, inclusive no do Sindicato dos Metalúrgicos.

Trilho avalia que “Ela (a charge) complementa e facilita o entendimento de um fato”

A paixão pela arte vem desde a infância. Trilho tem guardado até hoje seus primeiros traços, feitos aos sete anos de idade, em paralelo com a sua alfabetização. “Muitas crianças começam a desenhar e depois de um tempo param. Comigo foi diferente, eu não parei”.

Com o chargista foi tão diferente quem ele mesmo não consegue entender o sentimento artístico. “Que paixão é essa que não faz eu desistir de um sonho de criança?”.

Os boletins dos Metalúrgicos de julho e agosto de 2019 passaram pelas mãos do chargista.

Trilho é um artista eclético. Além das charges, ele é cartunista e faz caricaturas dos mais variados tipos. O chargista também é metalúrgico.

O amor e a admiração pela categoria é gigantesco. Não é para menos, desde de 1989 Trilho elabora charges de conteúdo político, trabalhista e sindical. O artista classifica a metalurgia como uma das principais influências de suas produções.

A primeira história em quadrinhos de Trilho, aos sete anos de idade. (arquivo pessoal)

“O setor metalúrgico tem uma grande história de lutas, tenho muito orgulho disso. A luta sindical, as grandes greves de 1986, os fuzilados da CSN. Tudo isso gerou importantes conquistas e fez dos metalúrgicos uma categoria forte e unida”, declarou.

Trilho encontra nas charges uma forma de se expressar e, ao mesmo tempo, contribuir com a sociedade. “É através das charges que apresento o meu ponto de vista político. No Facebook, por exemplo, as pessoas costumam postar os ‘textões’. Eu vou lá e desenho o que penso. A charge é uma ferramenta de formação política. Ela complementa e facilita o entendimento de um fato”, argumenta.

Parte das obras de Trilho podem ser vistas na Mostra de Caricaturas de Escritores, na Biblioteca Municipal.

Exposição
Para quem ainda não conhece as obras de Trilho, até 25 de novembro acontece a Mostra de Caricaturas de Escritores, na Área de Exposição da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, em Jundiaí.

São 30 escritores da literatura universal, representados pelo traço do artista. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. E se você quiser, pode pedir uma caricatura.

Mostra de Caricaturas de Escritores – por Trilho César

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot – Av. Dr. Cavalcante, 396 – Vila Arens (Complexo Argos) – Jundiaí-SP

Aberta até 25 de novembro de 2021

Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30