CAMPANHA SALARIAL 2022: metalúrgicos definem pauta salarial

Na manhã deste domingo (25), os metalúrgicos da base de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista aprovaram a proposta salarial que será negociada com os grupos patronais. A decisão foi tomada na Assembleia geral da Campanha Salarial, realizada na Sede do Sindicato.

O texto aprovado pelos companheiros asseguras as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e aplica a reposição da inflação do período  sobre o salário atual.

O presidente do Sindicato e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEDMETALSP), Eliseu Silva Costa, informou que a pauta dos trabalhadores será encaminhada aos sindicatos patronais em a partir de 3 de outubro.

“Será uma campanha muito dura. E vamos precisar da mobilização dos trabalhadores. Muitos companheiros ainda não perceberam que precisamos lutar por nossos direitos. Mas é preciso lembrar que só mesmo com trabalho é que conseguiremos garantir nossos direitos”, ressaltou Eliseu.

O presidente ressaltou também a importância de uma boa escolha na hora de votar em 2 de outubro, e não apenas para presidente e governador, mas também para senador e deputados estaduais e federais.

“Nós precisamos garantir uma bancada de deputados que lute por nossos direitos. Por isso é fundamental votar com consciência”, disse Eliseu.

Ele lembrou ainda que, na realidade, não existe uma política de salários. “A garantia de aumento salarial e manutenção dos direitos dependem, exclusivamente, de nós, trabalhadores e sindicalistas organizados”, destacou.

O vice-presidente do Sindicato, José Carlos Cardoso (Mineiro), ressaltou que participação dos trabalhadores na Campanha Salarial e também nas eleições é fundamental. “Precisamos lutar juntos para garantir os nosso direitos”.

À mesa, os diretores sindicais (da esquerda para a direita), Wellington José Matias de Oliveira (Ceará), Rose Prado, Luís Carlos de Oliveira (Lú)  Natanael Onofre Matias (Caé) , José Carlos Cardoso (Mineiro),Wilson Ribeiro (Med),  fizeram breves análises sobre a conjuntura econômica e trabalhista e pediram que os companheiros mantenham-se atentos para as próximas mobilizações.