Assembleia na Suprens: Atualização sobre Política Salarial e Compromissos da Empresa

Na tarde da última quarta-feira, 22 de novembro, os trabalhadores da Suprens, em Campo Limpo Paulista, participaram de uma assembleia conduzida pelo Sindicato.

O diretor Wilson Ribeiro (Med) conduziu a assembleia e explicou que a principal pauta foi a política salarial em vigor desde 2011, que permanece, segundo a empresa, inalterada. O diretor explicou que os trabalhadores são avaliados pelos gestores em maio e novembro, com a possibilidade de avançar nas faixas salariais com base em critérios pré definidos pela empresa.

Entretanto, muitos trabalhadores expressaram preocupação sobre a transparência e justiça do sistema de avaliação, alegando estagnação em determinadas faixas salariais por longos períodos, enquanto outros avançam mais rapidamente. Essas preocupações foram apresentadas à empresa durante uma reunião anterior.

Na resposta da empresa, foi mencionado que estão empenhados em aprimorar o processo de avaliação. Foi desenvolvido um formulário que detalha as matrizes de avaliação, visando tornar a comunicação mais clara e eficaz entre empresa, gestores e trabalhadores. A empresa assegurou que esse novo instrumento tem contribuído para esclarecer as expectativas e melhorar a comunicação.

Durante a assembleia, o sindicato reiterou sua disposição em colaborar e ouvir os trabalhadores para avaliar a eficácia das mudanças propostas pela empresa. Também foram solicitadas medidas adicionais, como a elaboração de uma listagem para facilitar a troca de turnos, considerando que os turnos são fixos.

Em um contexto mais amplo, o sindicato abordou a campanha salarial, ressaltando a importância da consciência de classe e destacando a contribuição assistencial como um elemento crucial para fortalecer o sindicato e garantir benefícios coletivos.

Os diretores explicaram também a importância da valorização do sindicato nas negociações das convenções coletivas e reajuste salarial, uma vez que não existe uma lei que garanta a correção anual dos salários.

O sindicato enfatizou que continuará acompanhando de perto as mudanças implementadas pela empresa e incentivou os trabalhadores a fornecerem feedback sobre a eficácia dessas mudanças. A Suprens se comprometeu a elaborar a listagem para troca de turnos e a avaliar os casos de trabalhadores estacionados na mesma faixa salarial por períodos prolongados.

O sindicato concluiu reforçando sua missão de representar e defender os interesses dos trabalhadores, sempre em busca de condições de trabalho mais justas e equitativas. O diálogo entre empresa, sindicato e trabalhadores continua como um meio essencial para construir um ambiente de trabalho mais harmonioso e justo.

Além do diretor Wilson Med, participaram da assembleia os diretores Wellington José Matias de Oliveira (Ceará), Ricardo Zanini e Emerson Luiz Machado (Macarrão).

FOTOS: Sindicatometal

Emerson Luiz Machado (Macarrão)

Wellington José Matias de Oliveira (Ceará)

Wilson Med