Assembleia na CBC: empresa faz “economia burra” e prejudica os trabalhadores

O Sindicato realizou esta semana duas assembleias de esclarecimento na CBC em Jundiaí. Uma na manhã da terça-feira, 27, e outra na quarta, 28,  uma vez que os trabalhadores estão muito insatisfeitos com as atitudes da nova direção da empresa.

A realidade é que nova gestão da CBC está acabando com o lazer, o tempo com a família e a qualidade de vida dos trabalhadores, principalmente dos companheiros que moram em outras cidades. Na assembleia, o Sindicato deu um prazo até dia 15 de março para que a empresa encontre uma solução para os problemas.

A questão é que, sob a liderança da Chefe de Relações Industriais, foram realizadas mudanças sem um prévio acordo com os trabalhadores e o Sindicato, o que tem gerado revolta e indignação.

Entre as principais mudanças estão:

Aumento dos descontos: A empresa aumentou os descontos para refeição, transporte e plano de saúde, impactando diretamente no orçamento dos trabalhadores.

Retirada de benefícios: Alguns trabalhadores tiveram retirado o direito de cesta básica ou cartão VA (Vale Alimentação), medida que foi tomada visando a economia da empresa.

Redução dos ônibus fretados: Houve a retirada de alguns ônibus fretados, sobrecarregando o itinerário de outros. Isso tem resultado em jornadas mais longas, com muitos companheiros passando mais de 2 horas dentro dos ônibus, sem pagamento de horas extras e com menos tempo para convívio familiar.

Atraso no pagamento do PPR: O pagamento do Programa de Participação nos Resultados não é realizado há mais de quatro anos, prejudicando os trabalhadores.

Qualidade da alimentação: Apesar do aumento dos descontos em folha de pagamento para refeição, a qualidade da alimentação piorou, afetando especialmente os trabalhadores da fábrica, que necessitam de uma nutrição adequada devido ao desgaste físico.

Tais mudanças têm impactado negativamente na vida dos trabalhadores, e acreditamos que há alternativas inteligentes para conter gastos na empresa. Por exemplo:
Aproveitamento da mão-de-obra qualificada: Em vez de enviar serviços para empresas terceirizadas, a empresa poderia priorizar a fabricação própria, utilizando a mão-de-obra qualificada que a CBC tem. Isso reduziria os custos com logística e transporte, além de manter os funcionários mais engajados e produtivos.

Os diretores lembraram na assembleia de que é fundamental que essas questões sejam discutidas com o Sindicato e trabalhadores. Caso contrário, o Sindicato terá que tomar as medidas legais e necessárias.

O vice-presidente do Sindicato, José Carlos Gomes Cardoso, lembrou aos companheiros da CBC que a “força do Sindicato são os trabalhadores” e que as conquistas só acontecem com a mobilização de todos.

Participaram das assembleias o vice-presidente José Carlos Gomes Cardoso (Mineirinho) e os diretores André Rubens da Silva (Latino), Lázaro Roberto da Silva (Betão) e Vera Vera Maria Cyrino.

FOTOS: Sindicatometal

Betão